ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Associação diz que levará ao CNJ caso de juíza contra defensor

Entidade contesta violência de gênero e afirma que episódios envolvem divergências profissionais

Por Anahi Zurutuza | 02/10/2026 17:23
Associação diz que levará ao CNJ caso de juíza contra defensor
Deusa Themis, que representa a Justiça, na esquina da Rua da Paz com a 25 de Dezembro, em Campo Grande (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

A Adep-MS (Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul) anunciou que levará ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) o caso de uma magistrada que obteve medidas protetivas contra um defensor público após relatar violência psicológica em audiências. Em nota, assinada pela presidente Graziele Carra Dias, a entidade manifesta apoio ao associado e contesta que os episódios configurem violência baseada no gênero.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Adep-MS, associação dos defensores públicos de Mato Grosso do Sul, anunciou que levará ao CNJ o caso de uma magistrada que obteve medidas protetivas contra um defensor após relatar violência psicológica em audiências. Em nota, a entidade apoia o associado e contesta a violência de gênero, alegando divergências profissionais. A juíza Adriana Lampert concedeu as medidas em setembro, e a decisão será analisada pela 3ª Câmara Criminal do TJMS. O defensor foi transferido, e a magistrada pediu licença médica.

A associação afirma que pretende pedir apuração sobre eventual utilização do cargo ou da estrutura judiciária para outra finalidade que não a justiça.

Na avaliação da entidade, os fatos apresentados estão relacionados à atuação profissional e a controvérsias jurídicas. A Adep-MS sustenta que divergências funcionais ou processuais não devem ser automaticamente enquadradas nas hipóteses previstas na Lei Maria da Penha, “sob pena de se criar um precedente perigoso”.

A associação também argumenta que os episódios descritos pela magistrada não caracterizam condutas de degradação, controle ou outra forma de violência e para sustentar sua manifestação, a entidade cita a decisão do plantão judicial que inicialmente negou o pedido de proteção.

Segundo a nota, o juiz plantonista registrou que não havia demonstração de violência de gênero ou de risco iminente à segurança da magistrada.

Ainda conforme a entidade, aquela decisão apontou que os relatos poderiam indicar problemas de urbanidade e cooperação na rotina forense. A associação afirma que essas questões estão sendo apuradas pela via correicional. “A atividade jurisdicional deve ser exercida com presteza e respeito institucional”, afirma a nota, que defende o uso dos instrumentos próprios do processo para tratar divergências jurídicas.

O caso – Conforme reportagem publicada mais cedo pelo Campo Grande News, a juíza Adriana Lampert concedeu as medidas em setembro, após a magistrada relatar episódios de intimidação e desrespeito em audiências. A decisão proibiu o defensor de se aproximar a menos de 300 metros dela, de familiares e testemunhas, além de impedir contato, inclusive pelas redes sociais e nos processos. Os nomes dos envolvidos foram preservados para evitar a identificação da requerente.

Ao fundamentar a proteção, Lampert considerou que os elementos apresentados indicavam, em análise inicial, uma situação que ultrapassava divergências profissionais, com possível risco à integridade psicológica e física da magistrada. A decisão foi contestada e será analisada pela 3ª Câmara Criminal do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A matéria também informou que o defensor foi designado para atuar em outro local, enquanto a magistrada pediu licença médica. A Defensoria Pública declarou estar ciente do caso e acompanhar a apuração, além de reafirmar seu compromisso com o enfrentamento da violência contra as mulheres.