ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Pessoas com menos de 70 anos agora são maioria entre mortos pela covid em MS

Proporcionalmente, covid tem atingido pessoas mais jovens, mas índice geral ainda preocupa

Guilherme Correia | 26/05/2021 15:49
No início da vacinação, idoso em asilo era vacinado contra a covid-19 na Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
No início da vacinação, idoso em asilo era vacinado contra a covid-19 na Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Em 2020, as mortes por covid de pessoas com 70 anos ou mais representavam 51% do total de registros confirmados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) em Mato Grosso do Sul. Apesar disso, em 2021, houve uma inversão e agora os pacientes com menos de 69 anos são os mais acometidos pela doença - cerca de 63% das mortes.

De acordo com levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados divulgados pela pasta, o ano passado teve, ao todo, 2.672 óbitos por coronavírus, dos quais 1.361 eram de pessoas dessa faixa etária mais velha. Já a parcial deste ano, que inclui registros entre janeiro e maio, teve 3.874 óbitos no geral, dos quais 1.432 eram desse grupo, representando 37% do total.

Portanto, os mais velhos - incluídos inicialmente no cronograma de vacinação dos municípios sul-mato-grossenses, seguindo diretrizes federais do PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a covid-19 - são aqueles que, proporcionalmente, têm morrido menos da doença no Estado.

Vale lembrar que essa hipótese que inclui o início da imunização como um dos fatores a ser observado ainda não foi estudada por pesquisadores locais, mas já levanta alguns indicadores relevantes, como foi abordado em reportagem anterior.

Em janeiro deste ano, quando a campanha tinha seu início em todo o Brasil, o índice foi o segundo maior em toda a pandemia - 53% das mortes eram de pessoas com 70 ou mais. Analisando apenas o mês de maio, que pode vir a apresentar dados diferentes ao longo dos próximos dias, tem 30% dos óbitos nesse recorte etário.

Nos siga no Google Notícias