ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Planos não poderão limitar tratamentos previstos no contrato do paciente

Tratamentos devem seguir o que foi prescrito pelos médicos e não os indicados pelos planos de saúde

Leonardo Rocha | 02/06/2020 09:33
Leito de UTI em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação - Governo MS)
Leito de UTI em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação - Governo MS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei que proíbe os planos de saúde de interferirem em tratamentos de pacientes, que foram prescritos por médicos e estão dentro da sua cobertura contratual. A intenção é que o procedimento siga a indicação do profissional e não da empresa de saúde.

A proposta foi apresentada pelo deputado João Henrique Catan (PL), sendo aprovada na Assembleia Legislativa. O autor explicou que a medida não altera o contrato de cobertura de saúde pago pelo paciente, mas destaca que o tratamento será definido pelo médico, se este estiver incluso no seu plano.

A justificativa é que em alguns casos os planos (saúde) querem indicar a forma de tratamento, apesar do paciente ter outra recomendação. Segundo ele, a lei atende demanda de pacientes com transtorno autista e de enfermidades como câncer.

A lei destaca que os planos que descumprirem as medidas estarão sujeitas à penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, inclusive tendo multa estipulada pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor).

Os valores arrecadados (multas) serão repassados ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. Estas regras valem apenas quando o tratamento indicado ao paciente estiver incluído na sua cobertura contratual, junto ao plano de saúde.

Nos siga no Google Notícias