ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Polícia colhe DNA de presos em MS suspeitos de assalto a banco em Botucatu

Material genético está sendo colhido de presos em SP e MS para rastrear suspeitos de roubo ocorrido em 2019

Silvia Frias | 16/06/2021 11:57
Bando explodiu caixa, trocou tiros com a polícia e fez reféns em madrugada de terror, em Botucatu (Foto/Montagem: Egner Notícias)
Bando explodiu caixa, trocou tiros com a polícia e fez reféns em madrugada de terror, em Botucatu (Foto/Montagem: Egner Notícias)

Operação conjunta da PF (Polícia Federal) de São Paulo e Mato Grosso do Sul faz a coleta de material genético de presos custodiados nos dois estados, suspeitos de terem participado de roubo a agência da Caixa em Botucatu (SP), em dezembro de 2019.

A ação, denominada Operação Cuesta, é coordenada pela PF em São Paulo. A assessoria de imprensa da instituição disse que ainda não tem informação de internos de quais presídios de Mato Grosso do Sul estão na lista de coleta de DNA.

O assalto aconteceu no dia 11 de dezembro de 2019. Na ocasião, a quadrilha formada por pelo menos 20 homens, tomou as ruas da cidade na madrugada, disparando vários tiros. Os bandidos entraram em confronto com a polícia e mantiveram diversas pessoas reféns como “escudo humano”, enquanto o bando promovia a explosão do interior daquela agência bancária para acessar os seus cofres.

Armas encontradas com suspeito, em SP (Foto/Divulgação: PF)
Armas encontradas com suspeito, em SP (Foto/Divulgação: PF)

Hoje, policiais federais de SP e MS cumprem simultaneamente mandados de busca e apreensão e de coleta de material genético  de sete suspeitos, incluindo-se presos nos sistemas federal e estadual, para posterior confronto pericial com provas arrecadas no local dos fatos. A coleta de DNA foi feita por peritos criminais federais.

Um homem foi preso em flagrante delito durante o cumprimento das buscas no interior de São Paulo, por manter em casa armas de fogo, munições e acessórios para armamentos proibidos e desacompanhados da devida documentação e registro.

De acordo com a PF, o objetivo é fazer cruzamento do DNA colhido em cenas de crime e, com isso, o material genético pode ser a prova da participação do suspeito.

Os dados obtidos são também armazenados no BNPG (Banco Nacional de Perfil Genético), importante ferramenta para interligar diversos locais de crimes processados pela perícia e dar celeridade nas elucidações de delitos.

Nos siga no Google Notícias