A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

30/07/2019 19:16

Polícia e concessionária alertam sobre novo golpe com fatura de energia

Clube de Campo Grande foi vítima de estelionatários que estão agindo em todo o País e já enganaram outros clientes

Marta Ferreira
Na hora de pagar a fatura, empresa recomenda cautela para não cair em golpe novo. (Foto: Arquivo)Na hora de pagar a fatura, empresa recomenda cautela para não cair em golpe novo. (Foto: Arquivo)

O Rádio Clube de Campo Grande não é a primeira vítima de golpistas que fraudam faturas da Energisa, responsável pelo abastecimento de luz elétrica em 74 municípios de Mato Grosso do Sul. 

Tanto a Polícia Civil quanto a empresa informaram haver mais casos de clientes enganados por estelionatários. Eles enviam e-mails “fakes” com boletos fraudados, direcionam o crédito para suas contas e deixam o cliente em dívida, provocando inclusive o corte da energia, como aconteceu com o tradicional clube em Campo Grande.

O delegado Rodrigo Camapum, que registrou a ocorrência policial feita pelo Rádio Clube, após prejuízo de R$ 20 mil, disse ter conhecimento de pelo menos mais um caso em apuração na delegacia. A Energisa, por sua vez, informou ter emitido alerta sobre o novo golpe a um grupo de clientes enganados, sem especificar quantos foram.

De acordo com a empresa, o golpe é “praticado recentemente no País, onde e-mails ‘fakes’ são enviados aos clientes com boleto fraudado, que direcionam o crédito para a conta particular do fraudador”.

Como o estelionatário envia e-mail falso diretamente para o cliente, a Energisa orienta o registro de boletim de ocorrência para auxílio da investigação policial. "Mas como medida de proteção aos seus clientes a empresa também solicitou abertura de investigação", informa.

Alerta - Com o caso envolvendo o Rádio Clube tornado público a empresa enviou nota ao Campo Grande News reforçando a necessidade de cautela na hora de fazer os pagamentos mensalmente, para garantir a “segurança nas tratativas com a empresa”.

Quatro recomendações foram repassadas. Elas informam que os e-mails enviados pela empresa sempre vem do domínio Energisa.com.br; que a empresa não faz solicitação de depósito ou transferência de valores, via telefone, carta ou e-mail; e que não solicita senhas quando faz contato com clientes.

Por último, a orientação dada é para que, ao menor sinal de desconfiança, antes de fazer qualquer pagamento, a pessoa entre em contato com os canais de atendimento da concessionária. Outro caminho de proteção que pode ser adotado é conferir o boleto no aplicativo da Energisa.

 “Se suspeitar de uma ligação, não prossiga com o atendimento telefônico ou presencial. Desligue e entre em contato por um de nossos canais oficiais de atendimento para identificar se há de fato algum problema com sua unidade consumidora”, diz a nota enviada.

Os canais de atendimento são: o site, www.energisa.com.br, o telefone, 0800 722 7272 e o aplicativo Energisa On, além das redes sociais oficiais.

Saúde abre consulta pública para definir serviços da atenção primária
O Ministério da Saúde abriu nesta segunda-feira (19) consulta pública para definir os serviços essenciais que devem ser ofertados em todas as unidade...
Bolsa Família começa a pagar 120 mil famílias em MS
Mais de 13,8 milhões famílias começam a receber o benefício do Bolsa Família relativo ao mês de agosto nesta segunda-feira (19). Em Mato Grosso do Su...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions