ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Por andar sem cinto de segurança, 28 mil condutores já foram multados este ano

De acordo com o Detran, o não uso do equipamento gera infração grave e multa

Por Gustavo Bonotto | 10/06/2024 23:25
Passageira coloca cinto de segurança em banco de trás de veículo. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Passageira coloca cinto de segurança em banco de trás de veículo. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

De janeiro a maio deste ano, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) já acumulou 28.404 infrações pelo não uso do cinto de segurança, sendo 26.583 que o condutor deixou de usar e 1.821 o passageiro. Os dados foram divulgados após a morte de Kelly Rodrigues dos Santos, arremessada durante capotagem na BR-463, em Dourados, no domingo (9).

O acidente aconteceu próximo ao trevo de acesso ao Aeroporto Francisco de Mattos Pereira, entre Dourados e Ponta Porã. Um dos pneus do Volkswagen Virtus estourou, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção. Na sequência, o carro capotou várias vezes, até parar com as rodas para cima.

A vítima ocupava o banco traseiro e estava sem cinto, segundo as autoridades. Ela foi arremessada para fora do carro durante a capotagem e morreu no local. Outras três pessoas foram socorridas com vida ao hospital de Dourados.

Uso - Obrigatório há 27 anos, o uso do cinto de segurança ainda é negligenciado pela população. O dispositivo é fundamental para a proteção da vida e para minimizar as consequências de sinistros de trânsito.

Dados do Instituto de Segurança no Trânsito apontam que o uso do cinto reduz o risco de morte em cerca de 50% em caso de colisões.

A decisão de não usar o cinto de segurança, no entanto, tem implicações legais e é considerada uma infração de trânsito prevista no artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro. O não uso, seja pelo condutor ou pelo passageiro do veículo é considerado uma infração grave, com aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e perda cinco pontos na carteira de habilitação.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok

Nos siga no Google Notícias