ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Por falta de insumos, Fiocruz interrompe amanhã produção de Astrazeneca

Há previsão de atraso em 2,5 milhões de doses para o País; produção deve ser retomada na semana que vem

Guilherme Correia | 19/05/2021 12:04
Funcionários descarregam lote de vacina da Astrazeneca a Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Funcionários descarregam lote de vacina da Astrazeneca a Mato Grosso do Sul (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve interromper a partir desta quinta-feira (20) a produção da vacina de Astrazeneca contra a covid-19 por falta de insumo.

Conforme apurado pela CNN Brasil, as máquinas que fazem a primeira etapa da produção do imunizante serão desligadas amanhã e religadas somente na terça-feira (25), na semana que vem.

Serão desativados temporariamente equipamentos que misturam ingredientes e os que fazem o envase e rotulagem da vacina - todas essas etapas que correspondem à primeira semana de produção da vacina.

Conforme a apuração, interrupção na linha de produção impactará em cerca de 2,5 milhões de doses a menos a todo o Brasil, na entrega prevista para a terceira semana de junho, já que as doses a serem entregues até o início de junho já foram produzidas com o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) importado que ainda tinha no estoque.

Vale lembrar que desde o início da campanha de imunização, Mato Grosso do Sul tem recebido cerca de 1,1% do quantitativo nacional, portanto, estima-se um atraso em aproximadamente 27,5 mil doses.

Retomada - Por meio de publicação, a Fiocruz informa que o Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos), receberá, na segunda-feira (22), remessa de IFA com dois lotes para retomar a produção da vacina e não apenas um - portanto, houve antecipação da remessa prevista para 29 de maio.

A Fundação também justifica que a dificuldade na disponibilidade dos insumos se dá por conta do "rápido escalonamento de produção que a Fiocruz atingiu".

Neste ano, foram encaminhadas 444,7 mil doses de Astrazeneca a Mato Grosso do Sul, das quais foram aplicadas mais de 341,5 mil para primeira dose e 29,2 mil para segunda aplicação. O último repasse foi enviado ontem (17) com 48,3 mil doses. A patente garante eficácia geral média de 70%.

Nos siga no Google Notícias