ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Procon notifica farmácias por preço abusivo de kit covid

Denúncias são sobre os medicamentos considerados preventivos contra covid-19

Leonardo Rocha | 16/07/2020 12:15
Sede do Procon-MS, em Campo Grande (Foto: Divulgação/ Procon-MS)
Sede do Procon-MS, em Campo Grande (Foto: Divulgação/ Procon-MS)

O Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) notificou as farmácias de manipulação de Campo Grande, em relação aos preços abusivos que estão sendo cobrados em relação a medicamentos que seriam “preventivos” contra o coronavírus.

As empresas terão um prazo de dez dias após receber a notificação, para prestar informações em relação aos valores para a aquisição das fórmulas dos medicamentos, com apresentação de nota fiscal, em relação a procura pelos itens antes e depois da pandemia no Estado.

A ação ocorreu depois de diversas reclamações de consumidores em relação ao aumento de preços de medicamentos como Azitromicina, Remdesivir, Hidroxicloroquina, Cloroquina e Ivermectina. Eles fazem parte do chamado "kit de prevenção" contra o covid-19, que tem sido defendido por grupos de médicos, mas sem comprovação científica.

A Câmara Municipal fez a denúncia de que em Campo Grande, o valor vai de R$ 240,00 a R$ 750,00, mesmo sem eficácia comprovada, O Procon considera que a elevação de preços acima de 20%, como um crime contra a economia popular, previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O órgão destaca que a grande procura pelos produtos fizeram com que os itens “desaparecessem” das farmácias e drogarias da cidade, com isso eles passaram a ser produzidos em maior quantidade nas farmácias de manipulação. A questão foi discutida inclusive em audiência na Câmara Municipal.


Nos siga no Google Notícias