ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Anvisa alerta sobre vermífugo presente no "kit prevenção" contra covid-19

Prefeitura de Campo Grande comprou 180 mil comprimidos do medicamento

Jones Mário | 11/07/2020 16:35
Remédio tem eficiência comprovada no combate a piolhos e vermes parasitários (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Remédio tem eficiência comprovada no combate a piolhos e vermes parasitários (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nota na noite de ontem (10) para reforçar a ausência de lastro científico que comprove a eficácia da ivermectina para tratamento de pacientes com novo coronavírus.

Segundo a entidade responsável pelo controle sanitário da produção e consumo de medicamentos no País, “não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso”.

A agência avisa que as indicações aprovadas para o vermífugo são as constantes na bula do remédio, e o uso para fins diferentes do recomendado são de responsabilidade do médico que prescrever a droga.

No dia seguinte à nota, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou a compra de 180 mil comprimidos do medicamento, que vai compor o chamado “kit prevenção” à covid-19.

O coquetel terá ainda outro remédio cuja eficiência no tratamento de pacientes com novo coronavírus não foi comprovada, a hidroxicloroquina. Azitromicina, zinco, vitamina D e potássio completam o kit, que, segundo Trad, ficará disponível para pacientes com receita médica. O município vai gastar R$ 863 mil para montar os coquetéis.

Segundo boletim de hoje da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Campo Grande soma 4.352 casos de novo coronavírus e 31 mortes. Há ainda 2.438 notificações suspeitas sem encerramento, ou seja, com exame em análise ou processo ainda em aberto pela prefeitura.

Nos siga no Google Notícias