Receita Federal alerta MEIs sobre novo golpe de cobrança
Golpe é aplicado através de mensagens onde MEI é informado sobre o suposto cancelamento do CNPJ
A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (7) mais um alerta sobre golpes que utilizam indevidamente o nome da instituição. Desta vez, a prática criminosa está relacionada a mensagens falsas enviadas a MEIs (Microempreendedores Individuais).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo o comunicado, golpistas estão entrando em contato por meio de WhatsApp e SMS, informando falsamente sobre o suposto cancelamento do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) por falta de pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
“Essas mensagens são tentativas de golpe, com o objetivo de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos para cobrança indevida. A Receita Federal não utiliza SMS nem WhatsApp em seus procedimentos de cobrança de débitos”, alerta o órgão.
Canais oficiais - Os microempreendedores devem recorrer exclusivamente aos canais oficiais, como o Portal do Empreendedor, o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal e o aplicativo MEI.
De acordo com a Receita, o aplicativo MEI é a forma mais prática e segura de acompanhar a situação fiscal, evitando atrasos, multas e outros problemas com o CNPJ.
O pagamento do DAS deve ser gerado apenas por meios oficiais do Governo Federal e da Receita Federal. Entre os sites falsos utilizados por golpistas, a Receita destaca páginas que imitam o sistema PGMEI (Programa Gerador do DAS do Microempreendedor Individual), mas não pertencem ao domínio oficial do governo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.