ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Rota Bioceânica: Paraguai e MS inauguram trecho com 275 km de pavimentação

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB) representou o governo de MS na cerimônia

Adriano Fernandes | 25/02/2022 21:19
Presidente do Paraguai cortando fita de inauguração de trecho da Rota Bioceânica. (Foto: Divulgação)
Presidente do Paraguai cortando fita de inauguração de trecho da Rota Bioceânica. (Foto: Divulgação)

Aos poucos, a Rota Bioceânica, gigantesco projeto de integração de Mato Grosso do Sul com os países da América do Sul, vai ganhando forma. Na manhã desta sexta-feira (25), foram inaugurados cerca de 275 quilômetros de pavimentação, no trecho que compreende Loma Plata a Carmelo Peralta no país vizinho, a cerca de 100 quilômetros de Porto Murtinho.

A cerimônia contou com a presença do presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benitez  e também do prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), representando o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). “Sempre tivemos um relacionamento amigável com os nossos vizinhos paraguaios. Sempre buscamos o comércio de livre fronteira e agora, temos a possibilidade de expandir ainda mais, atendendo outros países da América do Sul, interligando o Brasil ao Oceano Pacífico e aos países asiáticos. Finalmente, é o desenvolvimento que sempre sonhamos para nossa região. Logo teremos a ponte e será um patrimônio para todos nós”, comemorou Nelson Cintra.

À esquerda, presidente do Paraguai abraçado com prefeito de Porto Murtinho. (Foto: Divulgação)
À esquerda, presidente do Paraguai abraçado com prefeito de Porto Murtinho. (Foto: Divulgação)

Na inauguração, Mario Abdo Benitez ponderou sobre as características e especificações da obra. “Tivemos uma lição do processo de crescimento desde o início da construção de um projeto político com diferentes atores. É uma estratégia que vai muito além do Mercosul. Há mais de 30 anos, o Paraguai não tinha nenhuma obra de grande vulto sendo realizada no país. E temos um compromisso com o povo paraguaio de criar políticas públicas que permitam alcançar a prosperidade, respeitando as autonomias e culturas ideológicas dos povos. Quanto antes finalizarmos o projeto, mais rápido poderemos beneficiar paraguaios, brasileiros, chilenos e argentinos com o desenvolvimento. Somos um país que não tem acesso ao mar, mas estamos construindo a rota necessária para isso. Hoje é um dia histórico”, disse Benitez.

O ministro de Obras Públicas e Comunicação, Arnoldo Wiens Durksen, lembrou que a obra vai beneficiar diretamente Paraguai, Brasil, Argentina e Chile. "É uma redução de oito mil quilômetros até o canal do Panamá, diminui seis dias de navegação e pelo menos 14 dias no transit time da logística. As rotas atuais que são feitas por Santos e Paranaguá, localizados no Brasil, estão saturadas. Haverá uma redução drástica no custo por carga conteinerizada”, esclareceu.

Juntamente com o prefeito de Porto Murtinho, também participaram da solenidade a secretária de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Isabel Fróes, secretário de Obras e Habitação e Serviços Urbanos, Paulo Francisco de Carvalho, os vereadores Jary Brum Acosta (DEM), Regina Heyn (PSDB), Sonia Maria Ferreira (PSDB) e Rodrigo Fróes Acosta (DEM), o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), a secretária de Turismo Juliane Salvadori, de Meio Ambiente Ana Cristina Trevelin, e o prefeito de Caracol, Neco Pagliosa (PSDB).

Nos siga no Google Notícias