ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Saúde investiga 20 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus em MS

Segundo a SES, há pelo menos nove casos suspeitos de reinfecção apenas em Campo Grande

Guilherme Correia | 14/01/2021 11:35
Em Campo Grande, homem faz teste rápido para detectar a covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Em Campo Grande, homem faz teste rápido para detectar a covid-19 (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

20 casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus são analisados em Mato Grosso do Sul pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Segundo a pasta, a notificação mais recente é de uma paciente, de 27 anos, moradora de Três Lagoas, município distante 333 quilômetros de Campo Grande.

Análise inicial indica que ela teve sintomas como dor de garganta e coriza há seis meses e seu exame deu positivo. Em janeiro, voltou a apresentar sintomas característicos da doença como dificuldades respiratórias, tosse e dor na garganta. Depois de realizado novo teste, foi detectada novamente a presença do vírus.

Os demais casos suspeitos no Estado são dos municípios de Campo Grande (9), Corumbá (4), Antônio João, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Ivinhema e Naviraí.

Reinfecção - Segundo o Ministério da Saúde, esse fenômeno é definido quando uma pessoa recebe positivo em um teste RT-PCR para coronavírus e, 90 dias depois ou mais, novamente testa positivo. Essas ocorrências acendem alerta, por exemplo, para aqueles que já se recuperaram da doença e que acreditam estar totalmente imunes à mesma.

Por se tratar de uma doença com pouco tempo de existência, há mais perguntas do que respostas para a comunidade científica: se há casos específicos que irão se imunizar, se há diferença na primeira ou segunda infecção, entre outras.

Segundo a pasta federal, há dois casos de reinfecção confirmados no Brasil, sendo que o primeiro aconteceu em dezembro de 2020.

Nos siga no Google Notícias