ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Seca no Pantanal coloca abastecimento de água de Corumbá e Ladário em risco

Baixo nível do Rio Paraguai fez com que Sanesul tomasse medidas de prevenção, como uso de bomba flutuante de sucção

Nyelder Rodrigues | 24/09/2020 19:06
Local onde captação de água é realizada; rio está 3 metros abaixo do nível normal (Foto: Ascom/Chico Ribeiro)
Local onde captação de água é realizada; rio está 3 metros abaixo do nível normal (Foto: Ascom/Chico Ribeiro)

A seca que afeta todo o Mato Grosso do Sul e coloca o Pantanal em situação grave também pode trazer prejuízos ao abastecimento de água da população de Corumbá e Ladário, cidades localizadas a 338 km de Campo Grande. Ao todo, o contingente populacional dos dois municípios soma aproximadamente 135,7 mil.

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Junior, o nível do rio Paraguai é acompanhado de perto, com medições periódicas, já que ele é a principal fonte de abastecimento da região

"O abastecimento de água em Corumbá e Ladário acontece normalmente e estabelecemos duas ações pontuais para reforçar o bombeamento da água", frisa Walter. Uma das medidas é a utilização de uma bomba flutuante com capacidade de sugar 500 m³ de água por hora.

A questão foi discutida entre Sanesul e a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) nesta quinta-feira (24), devido ao risco e problemas que um desabastecimento pode causar.

Além da bomba flutuante, outra medida para garantir o abastecimento é o uso de bombas submersíveis e anfíbias, que juntas produzem 1,6 mil m³ de água por ora. "Monitoramos diariamente o abastecimento das duas cidades", explica Carneiro.

Sala de crise - A pedido do Governo do Estado, a Sanesul montou em conjunto à Semagro uma sala de crise hídrica, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento. o objetivo é traçar planos para manter o abastecimento dentro da normalidade.

Nesse período de seca severa, os registros da Sanesul na área em que é realizado o bombeamento da água para Corumbá e Ladário indicam que o nível do rio Paraguai está aproximadamente três metros abaixo do seu nível normal.

Nos siga no Google Notícias