ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Secretaria elabora resolução para inserir jornalistas em grupo prioritário

Geraldo Resende lembrou que o Brasil é o segundo no mundo onde mais jornalistas morrem por covid

Ângela Kempfer e Guilherme Correia | 07/04/2021 11:14
Geraldo Resende em live na manhã desta quarta-feira. (Foto: Reprodução)
Geraldo Resende em live na manhã desta quarta-feira. (Foto: Reprodução)

O secretário de Saúde Geraldo Resende anunciou em live na manhã desta quarta-feira (7) que o Estado deve publicar amanhã resolução que insere a categoria dos jornalistas na lista de profissionais a serem priorizados na vacinação contra a covid-19.

“Nós estamos estudando para que possamos fazer uma resolução no dia de hoje, a ser publicada amanhã, para que a gente incorpore os jornalistas do Mato Grosso do Sul na próxima leva de pessoas a serem imunizadas aqui no Estado”, informou.

Mais cedo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) havia dito que Mato Grosso do Sul já buscava aval do Ministério da Saúde para inclusão da categoria. Como o plano executado no Brasil é nacional, é preciso que o governo federal libere a inserção. Outro a apoiar a ideia publicamente foi o prefeito Marquinhos Trad.

Durante live de apresentação dos dados da covid na manhã de hoje, o secretário lembrou que esses profissionais estão em risco diário na cobertura da pandemia. “Nosso País é o segundo onde mais morrem jornalistas  ( o primeiro é o Peru). Eles estão na linha de frente cobrindo hospitais, cobrindo lives, fazendo chegar à população as boas informações, combatendo fake news”.

De acordo com dados da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) ao menos 169 jornalistas morreram em decorrência do coronavírus entre abril de 2020 e março de 2021, .

Com a inserção, a categoria entra na fila de profissionais de serviços considerados essenciais, como professores. “São cerca de 1,2 mil servidores (da imprensa). Vamos criar critérios para a imunização desses jornalistas", avisou Geraldo.

Luto no jornalismo - Desde de dezembro, 5 jornalistas em atividade morreram, vítimas da covid. Após 22 dias lutando contra a covid-19, morreu o jornalista Guilherme Villalba Zurutuza Filho. Diretor de jornalismo da Rádio CBN, ele trabalhou presencialmente até os primeiros sintomas da doença aparecerem.

Em fevereiro, o luto foi pelo repórter fotográfico Valdenir Rezende, aos 55 anos, também profissional da linha de frente do Jornal Correio do Estado. No mês passado, a vítima foi o jornalista Denilson Pinto, de 53 anos, Também em março, o coronavírus matou em Corumbá o jornalista Armando Amorim Anache, aos 60 anos.

Em abril, a vítima foi, Oscalino Rezende, de 66 anos, fotojornalista reconhecido por seu trabalho no cenário político de Mato Grosso do Sul.

Desde a semana passada, o Campo Grande News articula com governo e prefeitura a inserção da categoria como grupo prioritário por vivenciar a dor provocada pelo doença no quadro de funcionários. Além da contaminação de 8 profissionais até agora, o jornal sofreu o luto com a morte de pai, mãe e irmão de repórteres da nossa equipe.

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul também já havia solicitado a inclusão da categoria nas prioridades para imunização, considerando a exposição dos trabalhadores da informação ao contágio pelo novo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias