ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Câmara pede inserção de jornalista em grupo prioritário de vacinação

Prefeitura e governo apoiam ideia e estão analisando enquadramento legal

Marta Ferreira | 06/04/2021 19:30
O vereador Carlos Augusto Borges, presidente da Câmara de Vereadores. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
O vereador Carlos Augusto Borges, presidente da Câmara de Vereadores. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, Carlos Augusto Borges (PSB), vai apresentar nesta quarta-feira (6) requerimento para inserção de jornalistas no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. A atividade desempenhada pela categoria é considerada essencial em decreto federal.

A iniciativa já tem aprovação do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e aval do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), assim como do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. A lógica usada é semelhante à que garantiu a vacinação dos integrantes das forças de segurança, iniciada semana passada para quem tem mais de 41 anos.

Segundo a reportagem apurou, está sendo avaliado o enquadramento legal da medida em relação ao programa nacional de vacinação.

Ao Campo Grande News, o presidente da Câmara comentou que as mortes recentes de jornalistas e os casos de contágio tornados públicos chama a atenção. Por serem  na linha de frente no processo de orientar a população, o parlamentar considera a demanda justa.

Na comunicação aos colegas, "Carlão", como é chamado, cita o fato de os trabalhadores estarem o tempo todo nas ruas, comunicando a população sobre tudo, em tempo real, e portanto, convivendo com a possibilidade de se contaminar.

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul já havia solicitado a inclusão da categoria nas prioridades para imunização, considerando a exposição dos trabalhadores da informação ao contágio pelo novo coronavírus.

Com esse objetivo, ofício apresentado às autoridades municipais cita que o trabalho da imprensa é classificado como essencial em decreto federal de março do ano passado. Além disso, há o relato das perdas vividas pela classe para a pandemia de covid 19.

Conforme o texto, foram pelo menos seis mortes nos últimos meses só em Campo Grande. É lembrada, ainda, a situação vivida pela jornalista Suzan Benitez, que em menos de 10 dias viu a mãe, o irmão e o pai serem levados pela covid-19. “Foi devastador”, resume a entidade sindical.

 “Não bastassem esses fatos, os profissionais têm sido atacados por extremistas contrários às regras sanitárias que, sem o uso de máscaras, se aproximam dos repórteres para xingá-los, podendo estes serem contaminados”, prossegue o documento.

Conforme a informação do ofício, em Campo Grande são cerca de 500 jornalistas. Se a vacinação dessa categoria for aprovada, a forma de identificação sugerida é por meio dos crachás das empresas, contrato de trabalho ou ainda carteira da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

Nos siga no Google Notícias