ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

SES distribui 80 mil testes de covid a municípios do Estado

A medida busca mitigar o avanço da doença em MS

Flávio Veras | 08/01/2022 20:07
A medida integra o pacote de ações para mitigar o avanço da doença em Mato Grosso do Sul. (Foto: Myke Sena/MS)
A medida integra o pacote de ações para mitigar o avanço da doença em Mato Grosso do Sul. (Foto: Myke Sena/MS)

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS)  irá distribuir a partir deste domingo (9), 80 mil testes rápidos de covid às secretarias municipais de saúde para as ações de enfrentamento à Covid-19.

Segundo a pasta, a medida integra o pacote de ações que o Governo do Estado, por meio da SES/MS, realiza para mitigar o avanço da doença em Mato Grosso do Sul.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, durante o período da pandemia todos os municípios receberam testes de antígeno para o enfrentamento à Covid-19.

“Com aumento de casos no início deste ano, mudamos a nossa estratégia e as remessas passarão a ser enviadas semanalmente sendo distribuídas de acordo com a população para os 79 municípios, porém, eles precisarão comprovar o uso de 60% dos testes enviados”, disse Resende.

Segundo a coordenadora-geral de Assistência Farmacêutica do Estado, Josy Mariane Thaler Martini Rocha, dos 79 municípios, apenas 45 municípios receberão os testes de antígeno inicialmente.

“Estes municípios comprovaram o uso de 60% dos testes enviados. Os municípios que receberão o maior quantitativo são: Campo Grande com 25.800 testes, Dourados com 6.420 testes, Três Lagoas com 3.520 testes, Naviraí e Nova Andradina onde cada um receberá 1.580 testes, Maracaju com 1.360 testes, Paranaíba com 1.200 testes, Amambai com 1.140 testes”, informou Rocha.

A SES reforça que além deste domingo (9), os municípios poderão fazer a retirada dos testes na segunda-feira (10), no horário das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h30. Testes que não forem retirados até 14/01/2022 terão sua liberação cancelada. O local para a retirada será na Empresa Consórcio LIM – Logística Inteligente de Medicamentos, situada na Avenida Ministro João Arinos, n°2690 - Bairro Tiradentes.

O Estado já encaminhou até 05 de janeiro de 2022,149,6 mil testes de antígenos as secretariais municiais de saúde. Parte dos testes foram comprados pela SES/MS ou doados pelo Ministério da Saúde ou pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Alguns critérios foram levados em consideração como: ser cidade de fronteira; percentual de RT-PCR efetuado durante toda a pandemia; distância do LACEN/MS; distância da sede da macrorregião de saúde e avaliação do Prosseguir.

Índice - Levantamento realizado pela SES, quanto aos exames de RT-PCR analisados pelo Lacen/MS, em comparação com a semana epidemiológica 52, de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2022, o laboratório realizou a análise de 1.860 exames, sendo deste total, 153 positivos, representando um índice de positividade de 8,2% para a Covid-19.

Em comparação, com a primeira semana de 2022, de 2 a 6 de janeiro (parcial), o Lacen/MS analisou 1.876 exames, sendo que deste total, 273 positivos representando um índice de positividade de 14,6% para o Coronavírus.

Assim, os exames de RT-PCR realizados pelo Lacen/MS durante todo o mês de dezembro totalizaram 6.367 exames analisados, sendo 205 exames/dia, enquanto que nos primeiros cinco dias de 2022 – quando o levantamento foi realizado - referente a SE-01 registrou 1.876 exames, sendo 375 exames/dia, ou seja, aumento de 83% na procura por exames no Estado.

Brasil - O Ministério da Saúde vai distribuir mais testes rápidos de antígeno de Covid-19 em todo o país. Cerca de 28,2 milhões de unidades para o diagnóstico da doença devem chegar às unidades da federação ainda em janeiro. No cronograma da Pasta, 13 milhões de unidades já devem ser distribuídas nas duas próximas semanas.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, todos os pedidos dos entes federados estão sendo atendidos, que devem estar atentos a situação epidemiológica em cada localidade. "É importante que Estados e municípios se engajem nessa estratégia de testagem, adquirindo mais testes, aplicando-os corretamente e enviando tempestivamente os resultados ao Ministério da Saúde", afirmou o titular da Pasta em rede social.

Ao todo, o Ministério da Saúde já distribui mais de 31,6 milhões de testes rápidos de antígeno para o diagnóstico e rastreamento da doença. Os testes, adquiridos junto à Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), são parte do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. Os testes são distribuídos pela Pasta para as unidades da Federação, que são responsáveis pela entrega para os municípios.

Nos siga no Google Notícias