ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

SGI afirma que “manutenção evolutiva” tirou Sigo do ar; conexão foi reativada

Sistema online da Segurança Pública estadual passará por análise para se entender razões de sua paralisação

Humberto Marques | 11/07/2019 17:27
Setor de atendimentos na Depac Centro, em Campo Grande; Sigo é utilizado para registro de boletins de ocorrência. (Foto: Paulo Francis)
Setor de atendimentos na Depac Centro, em Campo Grande; Sigo é utilizado para registro de boletins de ocorrência. (Foto: Paulo Francis)

Uma “manutenção evolutiva de segurança” nos acessos remotos –feito de locais diferentes da sede do serviço– foi o responsável pela desconexão do Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional), deixando unidades da segurança pública de Mato Grosso do Sul sem o sistema utilizado para o registro de ocorrências policiais. A situação já foi contornada, segundo reforçou a SGI (Superintendência de Gestão de Informação) em ofício à Compnet, empresa responsável pela manutenção e atualização do Sigo.

Adriano Chaparro, da Compnet, confirmou ao Campo Grande News que o acesso aos servidores do Estado foi restabelecido, após 13 dias sem conexões e atualizações do Sigo. Agora, a empresa analisa os problemas que tiraram o sistema do ar a fim de restabelecer seu funcionamento –serviço que ainda não tem prazo para ser concluído.

Em resposta a pedido de informações da Compnet, a SGI informou que foi executada manutenção evolutiva de segurança nos acessos remotos aos servidores, “a fim de garantir maior agilidade e segurança de tráfego de rede”. Contudo, em virtude do serviço, alguns serviços ficaram temporariamente indisponíveis. A reativação das portas de acesso seguro foi anunciada no início desta tarde.

Sem o Sigo, unidades da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) não conseguiram acessar dados do sistema ou registrar online novos boletins de ocorrência –procedimento que passou a ser feito em programas de edição de texto, fora da internet, nas delegacias, conforme informado por servidores do setor à reportagem. A pasta confirmou que técnicos da Compnet e da SGI trabalhavam para restabelecer o sistema.

“Começamos agora a fazer os trabalhos para entender os problemas no Sigo. Vamos trabalhar para poder colocar o sistema no ar o mais rapidamente possível”, explicou Chaparro, apontando que, a partir daí, seriam iniciadas as atualizações no sistema –que ocorrem mais de uma vez ao dia e desde 28 de junho, data em que a conexão segura aos servidores da SGI teria sido suspensa, não eram realizadas.

Nos siga no Google Notícias