ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Sistema antifraude do Detran permitirá reconhecimento facial em 10 segundos

Projeto está sendo implantando em Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados e deve levar maior segurança para emissão de CNHs

Gabriel Neris e Liniker Ribeiro | 25/09/2019 15:40
Chefe do Renach, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, explica como funcionará novo sistema (Foto: Liniker Ribeiro)
Chefe do Renach, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, explica como funcionará novo sistema (Foto: Liniker Ribeiro)

Desde segunda-feira (23) está em funcionamento no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) a etapa de validação facial para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em dez segundos após a foto tirada, será feita a validação do condutor junto ao banco de coletas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Caso não seja atingido o percentual de similaridade estabelecido, o sistema bloqueará a emissão da CNH e o órgão adotará as medidas necessárias, neste caso, será feita análise manual.

“Teremos que ter cuidado e certificar, buscar informações digitais e digitais para liberar [a CNH] ou não”, diz Luiz Fernando Ferreira dos Santos, chefe do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Segundo Fernando, a intenção é trazer segurança para a emissão de CNHs. Ele citou o caso de uma mulher que em 2010 se apresentou com cabelo longo, de cor escura, mas três anos depois estava com cabelos louros, curtos e franja. Recentemente, o rosto tomou outro formato e o cabelo não tinha mais franja, levando o sistema a reconhecer somente 67%. “O aceitável é de 90%”, diz Luiz Fernando.

O projeto está sendo implantando em Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados: Santa Catarina, Acre, Espírito Santo e Pernambuco. A previsão é de que seja estendido a outros lugares até 11 de novembro.

Nos siga no Google Notícias