A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019

25/09/2019 15:40

Sistema antifraude do Detran permitirá reconhecimento facial em 10 segundos

Projeto está sendo implantando em Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados e deve levar maior segurança para emissão de CNHs

Gabriel Neris e Liniker Ribeiro
Chefe do Renach, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, explica como funcionará novo sistema (Foto: Liniker Ribeiro)Chefe do Renach, Luiz Fernando Ferreira dos Santos, explica como funcionará novo sistema (Foto: Liniker Ribeiro)

Desde segunda-feira (23) está em funcionamento no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) a etapa de validação facial para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em dez segundos após a foto tirada, será feita a validação do condutor junto ao banco de coletas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Caso não seja atingido o percentual de similaridade estabelecido, o sistema bloqueará a emissão da CNH e o órgão adotará as medidas necessárias, neste caso, será feita análise manual.

“Teremos que ter cuidado e certificar, buscar informações digitais e digitais para liberar [a CNH] ou não”, diz Luiz Fernando Ferreira dos Santos, chefe do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Segundo Fernando, a intenção é trazer segurança para a emissão de CNHs. Ele citou o caso de uma mulher que em 2010 se apresentou com cabelo longo, de cor escura, mas três anos depois estava com cabelos louros, curtos e franja. Recentemente, o rosto tomou outro formato e o cabelo não tinha mais franja, levando o sistema a reconhecer somente 67%. “O aceitável é de 90%”, diz Luiz Fernando.

O projeto está sendo implantando em Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados: Santa Catarina, Acre, Espírito Santo e Pernambuco. A previsão é de que seja estendido a outros lugares até 11 de novembro.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions