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Cidades

Site da Cassems sofre ataque hacker e fica fora do ar

Atendimentos estão sendo lançados manualmente enquanto técnicos tentam restabelecer sistema

Caroline Maldonado | 13/09/2023 08:25
Site da Cassems sofre ataque hacker e fica fora do ar
Tentativa de acesso ao site da Cassems pelo smartphone. (Foto: Jackeline Oliveira)

Amanheceu fora do ar o site da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). A situação se estende desde a madrugada e afeta o sistema de atendimento dos hospitais, conforme o diretor-presidente Ricardo Ayache, que deu a notícia por rede social às 2h desta quarta-feira (13) para explicar que houve um ataque hacker e pedir compreensão a funcionários e pacientes.

O plano de saúde atende 215 mil pessoas e tem a maior rede hospitalar do Estado. Segundo Ayache, o ataque foi de grandes proporções, mas técnicos trabalham para restabelecer o sistema, enquanto os atendimentos ocorrem normalmente, porém com lançamento manual das atividades. Até então, sabe-se que o banco de dados do sistema permanece preservado, apesar do ataque.

Site da Cassems sofre ataque hacker e fica fora do ar
Diretor-presidente da Cassems, Ricardo Ayache, no Data Center da empresa, às 2h24 de hoje. (Foto: Reprodução/Instagram)

O diretor informou que vai procurar a polícia para registrar boletim de ocorrência e, assim, buscar descobrir o que motivou a queda no sistema e quem foi o responsável.

A tentativa dos técnicos era restabelecer o sistema no início da manhã, mas ainda não foi possível. O diretor-presidente destacou que a Cassems faz diversos investimentos em segurança cibernética e ainda assim o sistema foi invadido.

"A Cassems está passando por um momento de ataque político, fake news e agora esse ataque cibernético. A gente quer que a investigação nos de noção, depois que fizermos a ocorrência, de onde partiu esse ataque", disse Ayache.

Ele informou que ainda não se pode prever quando o sistema estará completamente restabelecido. "Nossas equipes vão continuar trabalhando, mas pedimos a compreensão de todos. Estaremos atendendo nossos clientes no modelo de emergência, ou seja, os atendimentos ocorrem normalmente e vão sendo lançados de forma manual”, disse Ayache.

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