ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Taxa de ocupação de leitos de UTI para enfrentar covid-19 é de 5,8% no MS

Balanço mostra disponibilidade de 152 leitos para tratar pacientes graves com coronavírus, sendo que oito estão ocupados

Rosana Siqueira e Tainá Jara | 26/04/2020 11:27
Um dos leitos de UTI montados no Hospital regional em, Campo Grande (Chico Ribeiro)
Um dos leitos de UTI montados no Hospital regional em, Campo Grande (Chico Ribeiro)

A sobrecarga da rede hospitalar devido a pandemia do novo coronavírus, ainda é temor hipotético no sistema de saúde de Mato Grosso do Sul. Taxa de ocupação de leitos, divulgada na manhã deste domingo, pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), é de apenas 5,8%. Portanto, dos 151 leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para o tratamento de paciente graves de covid-19, apenas oito estão ocupados.

Já entre os leitos clínicos, a taxa é de 1,2%. Dos 866 disponibilizados na rede pública e privada, dez estão com pacientes em tratamento. "Este número nos dá garantia que todos cidadãos e cidadãs poderão ter condições de atendimento em caso da doença”, alegou o secretário de Saúde, Geraldo Resende, em transmissão ao vivo na manhã deste domingo.

Mesmo destacando a posição favorável do Estado em relação a outras unidades da federação que já vivem o caos do sistema hospitalar com a pandemia, Resende voltou a conclamar para que a população faça o isolamento social. ”Não saia de casa. Mantenhamos o nosso isolamento e procuremos ampliá-lo para que chegue a 70%. Quanto maior for nosso isolamento social menos casos nós teremos”, concluiu.

O secretário lembrou que MS tem 234 casos confirmados, 95 em isolamento social, 18 internados  e 114 recuperados. “São pessoas que já venceram a quarentena, estiveram tiveram internados em  UTIs ou enfermarias e temos 7 óbitos”, destacou Resende.

Novos -  Além dos leitos já habilitados para tratar pacientes de coronavírus, 151 leitos novos de UTIs.

Ele divulgou o mapa de leitos do Estado. “Conseguimos com apoio da Secretaria de Estado de Saúde, secretarias municipais de saúde construir e ampliar os leitos”, sinalizou.

A distribuição dos 151 leitos é feita da seguinte maneira: Corumbá 10 leitos; Coxim 5 leitos; Costa Rica 7 leitos podendo subir para 10; Chapadão 5; Paranaíba 10 leitos; Três Lagoas 11 leitos de UTIs com possibilidade ampliar para 18 leitos; Bataguassu 5 leitos; Campo Grande 141 leitos; Nova Andradina 18 leitos de UTis; Sidrolândia 5 leitos; Dourados 35 leitos e Ponta Porã são 12 leitos disponíveis.



Nos siga no Google Notícias