ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

TCE libera recomposição de pessoal no Estado em áreas relevantes

Aval foi dado em casos de quebra de vínculo por demissão ou exoneração e envolvendo valores que deixaram de ser pagos

Humberto Marques | 02/07/2019 19:08
Parecer de Chadid favorece contratação em áreas consideradas essenciais. (Foto: Mary Vasques/TCE)
Parecer de Chadid favorece contratação em áreas consideradas essenciais. (Foto: Mary Vasques/TCE)

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) sinalizou favoravelmente à intenção de o governo estadual agilizar a reposição de pessoal, decorrente da demissão ou exoneração, em áreas cujos serviços sejam considerados “relevantes” pelos serviços prestados à população –casos da Saúde, Educação e Segurança. O posicionamento foi manifestado em consulta feita pela PGE (Procuradoria-Geral do Estado) à Corte de Contas, relatada pelo conselheiro Ronaldo Chadid.

A procuradora-geral do Estado, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, enviou ao TCE consulta sobre a possibilidade de o Estado realizar a reposição de quadros quando há quebra de vínculo com a administração pública, como nas situações de demissão ou exoneração. Segundo Chadid, a medida tem aval porque essa contratação, específica para as áreas destacadas, atende a critérios da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

O conselheiro explicou que a intenção com a consulta é agilizar a recomposição de quadro de servidores nessas áreas, por conta da relevância dos serviços, sendo consideradas “primordiais, pois constituem áreas de direitos fundamentais sociais”. Segundo ele, havendo disponibilidade financeira e obediência aos tetos impostos para gastos com pessoal previstos na LRF, as admissões podem ser realizadas.

Tais reposições, porém, só podem ocorrer dentro das áreas nas quais se deu a vacância, não havendo restrições ou diferenciações entre os cargos e carreiras. “O Estado poderá fazer a reposição no quadro de servidores utilizando, para isso, somente o valor que deixou de pagar aos servidores que estavam na ativa e dentro de cada uma dessas três áreas específicas citadas”, destacou o conselheiro-relator, em parecer aprovado pelos demais colegas do Tribunal Pleno.

Nos siga no Google Notícias