ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

TJ adia pela 2ª vez julgamento de ação polêmica contra juiz e advogados

Polêmica, denúncia contra Aldo Ferreira da Silva Júnior implica também 8 advogados

Anahi Zurutuza | 18/08/2021 19:46
Juiz Aldo Ferreira da Silva Júnior está afastado do cargo. (Foto: Reprodução da Internet)
Juiz Aldo Ferreira da Silva Júnior está afastado do cargo. (Foto: Reprodução da Internet)

Pedido de vistas de um dos membros do Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) adiou pela segunda vez, o julgamento de ação polêmica contra o juiz afastado Aldo Ferreira da Silva Júnior. A denúncia por corrupção também pesa contra 8 advogados, o que fez a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul) ingressar na ação penal e classificar as acusações como criminalização da advocacia.

O processo tramita em sigilo absoluto. No sistema online de consulta da pauta do Órgão Especial do TJ, nem o nome do desembargador que pediu mais prazo para analisar o processo aparece. Nestes casos, a corte se reúne a portas fechadas. O julgamento, que agora só deve acontecer em setembro, pode ser acompanhado pelas partes e advogados delas no processo.

Até agora, das três denúncias levadas pela PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) contra o magistrado, que foi alvo da operação Espada da Justiça, duas foram aceitas pelo Órgão Especial. Desta forma, Aldo Ferreira se tornou réu e vai responder por lavagem de dinheiro (denúncia aceita em 7 de julho), além de peculato (subtração ou desvio de dinheiro público), supressão de documento, falsidade ideológica e corrupção passiva (denúncia sobre precatórios aceita ontem pelo Judiciário).

Ao todo, a terceira denúncia, ainda pendente de julgamento, tem 16 alvos. Na lista, aparecem o juiz, a esposa Emmanuelle Alves Ferreira da Silva (advogada), Jesus Silva Dias (já réu em outra ação), mais sete advogados, psicóloga e pecuaristas.

Para o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), todos devem responder por corrupção. A denúncia também pede a perda do cargo do juiz Aldo Ferreira da Silva Júnior, perda de R$ 5,4 milhões do produto da corrupção e pagamento de indenização de R$ 24,2 milhões por danos morais à sociedade.

Nos siga no Google Notícias