ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

TJ suspende decisão após Detran alegar risco de fechar agências e exonerar 50

De acordo com recurso, órgão já cumpre exigência de ter 30% de servidores em cargo de chefia

Aline dos Santos | 06/07/2020 11:40
Sede do Detran em Campo Grande, localizada na saída para Rochedo. (Foto: Marcos Maluf)
Sede do Detran em Campo Grande, localizada na saída para Rochedo. (Foto: Marcos Maluf)

Após alerta de que o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) poderia fechar 20 agências e exonerar 50 servidores, o TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) suspendeu decisão em que o órgão estadual era obrigado a ter 30% dos cargos em comissão e chefia ocupado por servidores efetivos.

De acordo com o recurso do Detran, a decisão  questionada “simplesmente estendeu a contagem do percentual de 30% aos DCA-11, DCA-12 e DCA-13”. A sigla DCA  significa direção, chefia e assessoramento.

Ainda de acordo com o pedido do departamento, a situação surpreendeu com a extensão dos cargos e prazo curto para cumprimento da ordem.

“O agravante-réu já demonstrou estar cumprida a sentença, pois já restou comprovado nos autos que os cargos comissionados de direção, chefia e assessoramento (DCA-0 ao DCA-10) já estão contemplados com 30% de servidores efetivos”, informa o Detran.

Conforme o recurso, dos 86 cargos previstos entre os DCA-0 ao DCA-10, 31 são ocupados por servidores efetivos, perfazendo 36,5%.

Primeiro, em 25 de junho, o desembargador João Maria Lós apenas recebeu o recurso, mas sem suspender a decisão do juiz de primeiro grau. Mas sete dias depois, em 2 de julho, o desembargador, em melhor análise dos autos, determinou a suspensão da decisão até o julgamento do agravo de instrumento.

A ação contra o órgão de trânsito é movida pelo  Sindetran-MS (Sindicato dos Servidores do Detran). No recurso, o Detran pede que a decisão seja reformada para excluir do cômputo dos cargos comissionados a serem providos com 30% de servidores efetivos, os de símbolos DCA-11, DCA-12 e DCA-13.

A petição ainda pede o cancelamento da determinação de remessa de peças à Policia Civil e ao Ministério Público para apuração de eventual crime de desobediência e improbidade do ex-diretor Roberto Hashioka. Conforme o pedido, quando a decisão transitou em julgado ele não era mais diretor-presidente.

Nos siga no Google Notícias