ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

UFMS permite aluno da saúde antecipar conclusão de curso e lança vacinômetro

Para segundo semestre, UFMS lança também nova versão de plano de biossegurança

Paula Maciulevicius Brasil | 13/07/2021 08:37
Na UFMS, segundo semestre começa com vacinômetro, aula híbrida e possibilidade de antecipação de curso. (Foto: UFMS)
Na UFMS, segundo semestre começa com vacinômetro, aula híbrida e possibilidade de antecipação de curso. (Foto: UFMS)

A UFMS soltou uma nova versão do plano de biossegurança e a portaria que determinou o sistema híbrido das aulas até o final do semestre letivo de 2021.  A portaria também traz a possibilidade dos acadêmicos da área de saúde anteciparem a conclusão do curso, desde que tenham cumprid 75% da carga horária.

Dentro do protocolo, a universidade implementa a testagem em membros da comunidade acadêmica que estarão em atividades presenciais e cria o vacinômetro. A ideia é priorizar a imunização dos grupos junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e municípios onde a UFMS tem campus.

Com o modelo híbrido, as aulas vão ser intercaladas entre presenciais e on-line de acordo com a especificidade de cada ativdade. Aulas práticas e estágios podem ser realizadas, desde que seguindo as normas do Plano de Biossegurança da UFMS e de cada unidade, que estabelece por exemplo a capacidade de pessoas por ambiente e as normas de conduta e higienização.

Segundo a UFMS, cabe aos dirigentes e coordenadores de curso a definição, com antecedência, do cronograma das atividades presenciais, para que os estudantes tenham tempo para se planejar e participar.

O plano também traz orientações gerais sobre as medidas de distanciamento social, proteção individual, higienização e comportamento; o manejo frente aos casos suspeitos ou confirmados de covid-19 e o protocolo de conduta para os casos positivos.

A UFMS publicou ainda uma portaria que formaliza as orientações do Comitê Operativo de Emergência e determina o acompanhamento do Plano de Contingência como instrumento de gestão e governança, amplia as ações de apoio, e entre outras atividades, autoriza a produção de álcool glicerinado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária de Campo Grande.

Além disso, a publicação trata sobre os graduandos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia que poderão abreviar o curso em caráter excepcional. Segundo a portaria, a abreviação dos cursos consiste na dispensa de cursar componentes curriculares exigidos para a integralização da carga horária do curso.

Antecipação - A abreviação de curso poderá ser concedida ao estudante dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, com previsão de conclusão no período de declaração de emergência internacional em saúde, desde que tenha cumprido 75% da carga horária do internato do curso de Medicina ou tenha cumprido 75% da carga horária do estágio curricular obrigatório dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.

O aluno também precisa estar regular com o Enade e não pode responder a processo disciplinar.

Caberá à coordenação do curso relacionará os estudantes aptos à abreviação, após análise dos requisitos, depois que o estudante demonstrar interesse na abreviação.

Nos siga no Google Notícias