ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Variante Delta do novo coronavírus já responde por 100% dos casos em MS

Já a Ômicron, conforme sequenciamento genético, ainda não foi identificada em Mato Grosso do Sul

Lucia Morel | 28/12/2021 14:59
Homem recebe vacina contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)
Homem recebe vacina contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã)

Desde setembro deste ano, a variante Delta do vírus que causa a covid-19 é predominante em Mato Grosso do Sul e já responde por 100% dos resultados de sequenciamento genômico do vírus, conforme acompanhamento da Rede Genômica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). De lá para cá, as amostras enviadas de casos hospitalizados da doença deram positivo para essa variante.

Foram 71 confirmações de agosto até agora, sendo maioria dos casos registrados em setembro, quando a vacinação começou a mostrar mais efeito, com redução drástica no nível de internações e principalmente de mortes. O que revela o bom desempenho dos imunizantes na evitação de casos graves e óbitos com essa variante.

(Fonte: Fiocruz)
(Fonte: Fiocruz)

Vale destacar que até o mês de agosto, a predominância era da variante Gama, a P1, identificada pela primeira vez em Manaus (AM). Já a Delta foi registrada pela primeira vez na Índia e a Ômicron, que ainda não foi registrada em MS, deriva de mutações identificadas na África do Sul. De setembro pra cá, o resultado das amostras têm sido apenas da variante Delta.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a aceleração da vacinação ajudou a conter a chegada de novas variantes. “A nossa estratégia continua a mesma, de avançar na aplicação nas doses de reforço. A pandemia ainda não passou e precisamos estar atentos a estas variantes”.

Já a variante Ômicron, conforme sequenciamento genético da Fiocruz, ainda não foi identificada em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias