ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Vistoria veicular do Detran-MS será ampliada a partir de 17 de agosto

Servidores que atuam nas vistorias passarão a realizar a função de auditores das empresas credenciadas

Gabriel Neris | 09/07/2020 14:30
Rudel Trindade, ao centro, conversa com representantes de empresas credenciadas (Foto: Divulgação)
Rudel Trindade, ao centro, conversa com representantes de empresas credenciadas (Foto: Divulgação)

O serviço de vistoria veicular oferece pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) passará a ser realizado pelas ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria) a partir de 17 de agosto, em um primeiro momento nos municípios onde há vistoriadoras.

A data foi definida durante reunião nesta quinta-feira (9) como presidente da Assovis (Associação das Empresas de Vistorias de Mato Grosso do Sul), José Renato Cantadori, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, e assessores técnicos.

Desta maneira, os servidores que atuam nas vistorias passarão a realizar a função de auditores das empresas credenciadas.

Rudel Trindade apontou a necessidade de que o cliente seja tratado de maneira adequada, primando pela qualidade do atendimento e pela excelência na execução dos serviços.

O diretor-presidente do Detran-MS ressalta a importância de poder contar com as empresas de vistoria, dessa forma, o cliente terá maior comodidade, evitando que precise se deslocar até uma agência com distância maior.

O diretor-adjunto do Detran-MS, Valter Bortoletto, explicou que a alteração da Portaria 68 será publicada em breve no Diário Oficial do Estado prevendo que, em curto espaço, as cidades do interior que não dispõem de vistoriadoras, sejam atendidas em formato de extensão por meio de filiais.

“A Associação está buscando, nesse período, se adequar para que todas as ECVs, tanto da Capital quanto do interior, estejam estruturadas para fazer os atendimentos sem nenhum tipo de interrupção”, avisou o presidente da Assovis.

Neste momento, o usuário do serviço conta com 39 empresas credenciadas pelo Detran-MS, distribuídas entre as cidades do interior e a Capital.

A vistoria veicular é exigida com objetivo de garantir a autenticidade da identificação do veículo e da sua documentação; a legitimidade da propriedade; se os veículos contam com equipamentos obrigatórios e se estes estão funcionais; se as características originais dos veículos e seus agregados foram modificados e, caso constatada alguma alteração, se esta foi autorizada, regularizada e se consta no prontuário do veículo na repartição de trânsito.

Além da verificação do documento do veículo, na vistoria também são avaliados itens obrigatórios de segurança, medida que ajuda a evitar que veículos sem condições de circulação estejam nas ruas colocando em risco a vida da população. Na vistoria veicular são verificadas as condições de conservação, manutenção, mudanças de características, numerações identificadoras e os documentos pertinentes à circulação e atos administrativos.

Nos siga no Google Notícias