ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

UFMS exclui 18 alunos de Medicina que não se enquadram no sistema de cotas

Decisão foi tomada na sexta-feira; em novembro, estudantes denunciaram à PF possíveis irregularidades no ingresso de estudantes

Humberto Marques | 19/02/2019 17:30
Em novembro de 2018, estudantes protestaram no Camed quanto a possíveis fraudes no sistema de cotas para o curso de Medicina da UFMS na Capital. (Foto: Izabela Sanchez/Arquivo)
Em novembro de 2018, estudantes protestaram no Camed quanto a possíveis fraudes no sistema de cotas para o curso de Medicina da UFMS na Capital. (Foto: Izabela Sanchez/Arquivo)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) confirmou a exclusão de 18 acadêmicos do curso de Medicina que não conseguiram comprovar a condição de cotista pelo sistema racial, social ou PCD (pessoa com deficiência). O caso veio à tona em novembro de 2018, após denúncia à Polícia Federal, com as decisões vindo à tona em edital assinado em 15 de fevereiro (sexta-feira).

A Proaes (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) e a Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) analisaram juntas o caso por meio da Banca de Verificação da Veracidade da Condição de Cotista no ingresso na Famed (Faculdade de Medicina). Dos 23 casos comunicados em novembro à PF, 21 foram convertidos em procedimentos de averiguação.

Em três casos, porém, os recursos apresentados pelos estudantes foram deferidos, considerando-os enquadrados nos sistemas de cotas. Já outros 18 estudantes não conseguiram atender aos critérios de cotistas e perderam as vagas, um deles na reserva para PCDs.

“A UFMS esclarece que, após o período de recurso, os acadêmicos que continuam como indeferidos no resultado final da Banca de Verificação da Veracidade da Condição de Cotista perdem o direito à vaga e têm às matrículas canceladas”, informou a universidade, em nota.

Cartazes registrando protesto de alunos quanto a suposta fraude denunciada à Polícia Federal. (Foto: Izabela Sanches/Arquivo)
Cartazes registrando protesto de alunos quanto a suposta fraude denunciada à Polícia Federal. (Foto: Izabela Sanches/Arquivo)

Para a próxima – Apesar do desligamento, os estudantes poderão reaproveitar as disciplinas já cursadas tanto em outras instituições de ensino como na própria UFMS, “após novo processo seletivo” no qual venham a ser aprovados. Os denunciados teriam ingressado em 2017 na instituição, ou seja, já cursaram ao menos quatro semestres do curso.

Estudantes do próprio curso de Medicina acionaram a PF apontando que 23 pessoas não se enquadrariam nos padrões para cotas raciais, sociais ou de pessoas com deficiência. Em meio a protestos, cartazes no Camed (Centro Acadêmico de Medicina) denunciaram o caso, que vinha sendo discutido na instituição desde o início do ano passado.

Conforme noticiou o Campo Grande News em novembro, estudantes brancos teriam conseguido ingressar na instituição por meio de cotas raciais, enquanto a cota social teria sido alegada por pessoas de melhor poder aquisitivo. Os autores das acusações reclamaram de terem levado o caso ao centro acadêmico e à própria instituição, sem resposta, levando-os a acionar a PF.

Desde 2017, o MPF (Ministério Público Federal) acompanha os critérios adotados pela federal para aplicação do sistema de cotas entre os candidatos a vagas em curso superior. “Com o objetivo de inibir as fraudes e manter a idoneidade do processo seletivo para todos os cursos, a UFMS adotou a verificação das cotas desde o segundo semestre de 2017”, frisou a universidade, apontando um dos resultados dos trabalhos da Procuradoria.

Nos siga no Google Notícias