ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Venezuelanos são trazidos de abrigo para trabalhar em frigorífico em MS

101 venezuelanos chegarão amanhã à noite em Campo Grande e, domingo, seguem para distrito de Indápolis

Silvia Frias | 01/02/2019 14:00
Venezuelanos estão sendo realocados pelo país. Em novembro de 2018, grupo saiu de Roraima e foi acolhido no Distrito Federal (Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil)
Venezuelanos estão sendo realocados pelo país. Em novembro de 2018, grupo saiu de Roraima e foi acolhido no Distrito Federal (Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil)

Um grupo de 101 venezuelanos irá chegar amanhã à noite em Campo Grande, vindo do abrigo da força-tarefa logística humanitária, em Roraima. O destino final será o distrito de Indápolis, em Dourados, onde há previsão de que os imigrantes trabalhem em um frigorífico da região.

Denominada de Operação Acolhida, o translado dos venezuelanos está sob responsabilidade do CMO (Comando Militar do Oeste). São 92 homens e nove mulheres que chegarão no Aeroporto Internacional de Campo Grande às 23h30. Os imigrantes vão pernoitar no 9º grupamento logístico e, domingo de manhã, seguem para Dourados.

Acolhida - A interiorização foi criada para ajudar famílias em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros Estados do País. Todos os envolvidos aceitam, voluntariamente, participar do programa e são vacinados, submetidos a exames de saúde e regularizados no Brasil - inclusive com CPF e carteira de trabalho.

A iniciativa conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Operação Acolhida A Operação Acolhida é conjunta – composta por representantes da Marinha, Exército e Força Aérea – interagências – com representantes de diversos ministérios do governo federal – e de natureza humanitária – reunindo diferentes organizações não governamentais, agências civis, secretarias estaduais e municipais, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, entre outros órgãos.

A Força-Tarefa Logística Humanitária tem a função de cooperar com os governos federal, estadual e municipal, realizando as medidas de assistência emergencial para acolhimento dos imigrantes que se enquadram nas normas legais. Desta forma, visa recepcionar, identificar, triar, imunizar, abrigar e interiorizar os cidadãos venezuelanos.

Nos siga no Google Notícias