ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

"Ligue 180" recebeu 1,2 mil denúncias de violência doméstica em MS

A quantia de ligações feitas no estado representa apenas 1,72% dos 72.825 casos que vieram à tona em todo o país

Ricardo Campos Jr. | 07/08/2018 18:04
Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande: local reúne diversos órgãos para atender mulheres vítimas de violência (Foto: Marcelo Calazans /arquivo)
Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande: local reúne diversos órgãos para atender mulheres vítimas de violência (Foto: Marcelo Calazans /arquivo)

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência recebeu 1.255 denúncias feitas de Mato Grosso do Sul no primeiro semestre deste ano. O número foi divulgado pelo MDH (Ministério dos Direitos Humanos) nesta terça-feira (7), data em que a Lei Maria da Penha completa 12 anos.

Essa normativa tem motivado cada vez mais ações de combate a esse tipo de crime e o serviço conhecido como “Ligue 180” é um deles.

A quantia de ligações feitas no estado representa apenas 1,72% dos 72.825 casos que vieram à tona em todo o país nas ligações para a central.

A maior parte dos casos diz respeito aos casos de violências físicas (16.615), psicológicas (12.745), sexuais (2.445), cárcere privado (1.430) e tentativa de feminicídio (3.018).

Todos esses tipos de agressões, que normalmente antecedem a morte das vítimas, passaram a ser considerados crimes a partir da Lei Maria da Penha, que leva o nome de uma farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica depois de levar um tiro do marido.

Com a norma, os criminosos podem ser presos em flagrante e até ter a preventiva decretada pela Justiça se ameaçarem a integridade física das mulheres.

Outro avanço é a possibilidade da concessão de medidas protetivas, seja para tirar de casa os companheiros violentos, seja para impedi-los de se aproximar das vítimas. Além disso, a lei rendeu frutos. Desde 2015 o crime de feminicídio foi definido legalmente como assassinato de mulheres por motivos de desigualdade de gênero e considerado como hediondo.

Campo Grande conta com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, implantada pelo Governo Federal. O local reúne em um mesmo espaço a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Juizado Especial voltado para o atendimento das vítimas de violência doméstica, núcleos da promotoria e defensoria pública, alojamentos de passagem e até atendimento psicossocial.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera a violência contra a mulher como um problema de saúde pública que atinge todas as esferas sociais.

Nos siga no Google Notícias