ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

A cada 2 dias, 7 perdem CNH por falta de capacete

Redação | 21/01/2009 10:05

No ano passado 1.325 CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) foram suspensas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) por falta de uso do capacete pelos condutores ou por passageiros.

Isso equivale a dizer que a cada dois dias sete motociclistas perdem temporariamente a habilitação por este motivo, um dado preocupante considerando que os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito. Eles estão mais vulneráveis, por isso representam 50% dos feridos e dos mortos nos acidentes ocorridos na Capital.

Obrigatório, o uso do capacete é o primeiro item conferido nas blitze realizadas pela polícia de trânsito, voltadas aos motociclistas. O supervisor de fiscalização da Agetran(Agência Municipal de Trânsito), Cleomar Campos, ressalta que tanto não usar capacete como usar sem viseira acarretam em multa e suspensão da Habilitação.

A infração é considerada gravíssima e a multa de R$ 191,53. Já deixar a viseira levantada, configura equipamento inoperante e a multa prevista é de R$ 127,69.

A importância da viseira é proteger os olhos contra poeira, algum pedrisco ou insetos, garantindo segurança ao tráfego. Cleomar explica que o capacete muitas vezes é o diferencial entre a vida e a morte em um acidente. "Quando o motociclista vai ao solo a cabeça, por ser um membro pesado, é geralmente a primeira coisa que bate", explica.

Perto de casa

Nos siga no Google Notícias