ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Acampados na UFMS, acadêmicos ampliam as reivindicações

Redação | 09/08/2008 11:49

Cerca de 40 acadêmicos permanecem acampados em frente a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pretendem manter a ocupação até que o reitor Manoel Catarino Peró aceite nova rodada de negociação pela mudança no sistema de votos para eleição de reitor.

A representavidade é pequena, mas não falta reclamação. As eleições são apenas o ponto de convergência de outras reivindicações dos universitários da UFMS.

O representante do DCE de Três Lagoas, Shesman Campache, acha que a luta pela paridade é um sinal do retomada do movimento estudantil. "A apatia está sendo rompida aos poucos. Embora tenham motivações diferentes, outras iniciativas bem sucedidas, como o que ocorreu na UNB (Universidade de Brasília), influenciam. Enfrentamos uma crise com falta de professores, com a universidade usando professores voluntários, gente que acaba de se formar, porque se não ninguém conclui os cursos".

Na quinta-feira os alunos sofreram derrota em suas reivindicações pelo voto paritário para a escolha do reitor. Os estudantes queriam também que o Colegiado Eleitoral, composto por 104 pessoas, fosse o responsável pelo processo eleitoral. Mas o Colegiado Máximo, com 41 membros, sendo três acadêmicos, conduzirá o processo.

O estudante de Ciência da Computação, Cauan Cabral, membro da comissão de negociação, afirma que a mobilização tem objetivo de chamar atenção para crise que a universidade enfrenta. "

Nos siga no Google Notícias