ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Ação contra feminicídio prendeu 119 e apreendeu 3 adolescentes em MS

Ação ocorre no mês de aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 12 anos

Danielle Valentim | 25/08/2018 15:06
Durante os trabalhos, 119 pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Durante os trabalhos, 119 pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos. (Foto: Henrique Kawaminami)

A operação Cronos, deflagrada em todo o Brasil, nesta sexta-feira (24), prendeu 119 e apreendeu três adolescente em Mato Grosso do Sul. No Estado, 180 policiais civis participaram das ações contra homicídios e feminicídios, tentados e consumados.

De acordo com o coordenador do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, delegado Odorico Ribeiro de Mendonça e Mesquita, a maioria das prisões foi em Campo Grande.

Durante os trabalhos, 119 pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos, o total no Brasil chegou a 2627 e 341, respectivamente.

Foram apreendidas duas armas de fogo e 237.595 quilos de maconha e 75 gramas de cocaína.

Operação Cronos  - A ação foi definida em maio pelo CONCPC e apresentada no mês de julho para o Ministro da Segurança Pública Raul Jungmann pelo presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), Delegado Emerson Wendt.

Segundo o Ministro Raul Jungmann, a operação integrada é um exemplo de como funcionará o Sistema Único de Segurança Pública, em vigor desde junho, após a sanção da Lei nº 13.675/2018. “O que nos importa é a proteção e a garantia da vida, sobretudo combater o feminicídio, esse crime covarde e inaceitável. Todos são, mas alguns são mais graves e repulsivos, sobretudo contra mulheres”, afirmou Jungmann.

Para o Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, Delegado Emerson Wendt, esse é o trabalho prioritário das polícias civis que têm procurado, nessa parte operacional, mostrar para a sociedade brasileira o quanto é importante a investigação criminal e o quanto ela pode ser efetiva no combate à criminalidade.

Dentre os presos, foram contabilizados:

- 1 presos pela prática de feminicídio
- 5 por homicídio
- 30 presos por crimes relacionados à Lei Maria da Penha
- 38 indivíduos foram autuados em flagrante delito pelos delitos posse/porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas entre outros.
- outras 45 pessoas foram presas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros crimes.

O nome da Operação está relacionado com a supressão do "tempo de vida da vítima", reduzido pela mão algoz do autor do homicídio/feminicídio. É a retirada da possibilidade de transcurso natural da vida das pessoas, ceifadas de seu tempo e da sua vida. Ao mesmo tempo, com a prisão do autor do crime, retiramos dele o "tempo" de prática de novos delitos.

Nos siga no Google Notícias