A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

20/07/2009 15:28

Ação judicial tenta impedir aumento na tarifa de esgoto

Redação

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) entrou com ação popular na Justiça para impedir o aumento na tarifa de esgoto de 70% para 100% do valor da conta da água. O pedido contra o aumento, já solicitado pela Águas Guariroba, foi protocolado no dia 28 de maio deste ano na Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

Ação popular de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PT) tenta impedir na justiça que a empresa concessionária dos serviços de água e esgoto de Campo Grande aumente a tarifa de esgoto para os consumidores da Capital. A ação foi protocolada no dia 28 de maio, antes mesmo de a empresa entrar com pedido na Agência Municipal de Regulação.

Na semana passada, a Águas ingressou com pedido de equiparação das tarifas de água e esgoto, junto à Agência de Regulação. Hoje o valor cobrado é de 70% sobre o valor de consumo da água. O objetivo da empresa é chegar ao índice de 100%. "Se confirmou o que já era esperado", disse Duarte.

No contrato de concessão está previsto que, após seis anos de concessão, desde que seja cumprida a determinação de instalação de 50% de rede de esgoto na Capital, a empresa pode chegar, gradativamente, ao índice de 100% na cobrança da tarifa de esgoto. "Só o fato de estar previsto na concessão não significa que seja legal. O mais prudente é aguardar a decisão da justiça, já que existe uma ação questionando esse aumento. Espero que a empresa tenha equilíbrio e sensatez", disse Duarte.

No dia 18 do mês passado, o juiz substituto da Vara, José Ale Ahmad Netto, negou a concessão de liminar para aguardar a manifestação da prefeitura e da Águas.

MEC vai propor nova estrutura para cursos de pedagogia
O Ministério da Educação (MEC) vai encaminhar ao Conselho Nacional de Educação (CNE), na próxima semana, uma proposta de modificação dos cursos de pe...
Motoristas envolvidos em contrabando terão habilitação cassada
O motorista que for condenado por dirigir veículo usado para receptação, descaminho ou contrabando de mercadorias terá sua carteira de habilitação ca...
STF decide que Ministério Público pode cobrar multas de ações penais
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (13) que o Ministério Público tem competência para ajuizar ações de cobrança de multas definidas em con...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions