ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Agentes patrimoniais do Estado denunciam falta de cursos

Redação | 09/01/2009 15:32

O convênio firmado ontem entre prefeitura e Sejusp (Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) para capacitação de novos agentes da Guarda Municipal é questionada pelos agentes patrimoniais.

Os servidores que cumprem a mesma função pública, mas no Estado, alegam que o governo estadual está deixando de capacitar agentes do Estado para dar formação aos servidores do município.

De acordo com presidente da Sindasp/MS (Sindicato de Agentes Patrimoniais de Mato Grosso do Su), Geraldo Celestino de Carvalho, pela Lei Estadual 3.093, cursos de capacitação e formação devem ser realizados anualmente, mas há dois anos o governo não promove qualquer curso para agentes na ativa.

"Não somos contrários à parceira firmada entre o governo e prefeitura. Só que o governo esta deixando de fazer o papel dele e cuidar dos agentes do Estado para capacitar os do município", questiona.

Outro problema apontado é que o efetivo está abaixo do exigido por lei que é de 995 agentes e segundo o presidente da entidade, o quadro atual é de aproximadamente 870 servidores. "O último concurso foi realizado há cerca de cinco anos", protesta.

Geraldo ressalta que em algumas cidades existe apenas um agente trabalhando, o que dificulta o empenho na função de proteger e guardar instalações e imóveis ocupados por órgãos e entidades do Poder Executivo. "Nessas cidades o agente trabalha um dia e folga no outro. Ou seja, de que adianta se os postos ficam à mercê da sorte?", questiona.

Na avaliação de Geraldo a função exercida pelos agentes contribuiu com a redução de gastos do Estado. Conforme ele, o serviço de segurança de uma escola estadual por mês sai em media a R$ 4.800 incluindo salários e encargos sociais. O mesmo trabalho feito por uma empresa privada sai em média por R$ 7 mil. Em todo Estado existem hoje aproximadamente 260 postos. "Por isso reivindicamos um novo concurso".

Para concorrer a uma vaga como agente patrimonial é exigido apenas ter idade acima de 18 anos e ensino fundamental completo. Mas a categoria reivindica que o nível de escolaridade exigida passe para Ensino Médio completo. "Hoje pelo menos 70% dos agentes possuem ou estão cursando ensino superior. Isso significa que o nosso grau de instrução é alto", explica o representante da entidade.

Na Sejusp a informação é de que o secretário Wantuir Jacini não passou pelo órgão à tarde, único que póderia responder às críticas do sindicato.

Nos siga no Google Notícias