ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Agepen emite alerta de rebelião em presídios da Capital

Redação | 29/07/2009 11:14

Documento assinado pela Diretoria de Operações da Agepen (Agência do Sistema Penitenciário) alerta para possibilidade de motim em presídios de Mato Grosso do Sul.

Depois de três alarmes falsos neste ano, o documento indica evidências maiores sobre o risco de rebeliões porque partiu de fonte oficial do Estado.

Antes, esses "recados" eram apenas dados à Agepen, em relatório da inteligência do sistema penitenciário.

Agora, a comunicação interna, de número 045/09, é endereçada a todos os diretores de unidades penais de Campo Grande e assinada pelo diretor de Operações, Luis Alberto Ojeda.

No texto, ele apenas relata que chegou ao conhecimento da diretoria que há um plano em andamento para motim nos presídios da Capital e solicita informações, caso haja alguma informação que indique essa movimentação de presos.

Ojeda conclui o comunicado dizendo que é necessário assegurar a disciplina e a segurança no interior dessas unidades.

O documento foi repassado na semana passada, no dia 20, assim como outros alertas já emitidos neste ano pela Agepen.

No início do mês, três agentes penitenciários registraram Boletim de Ocorrência, por terem recebido ameaças de morte de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Também ocorreram dentro do Presídio de Segurança Máxima da Capital assassinatos seguidos, sempre por enforcamento, de presos apontados como desafetos do PCC.

O último motim registrado na Capital ocorreu no dia 24 de dezembro do ano passado, no Instituto Penal. Detentos fizeram visitantes reféns na véspera do Natal, alegando revolta contra a presença de membros do PCC na unidade.

Nos siga no Google Notícias