ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Sexo e liberdade marcam estreia literária da poeta Flávia Hill

Livro “O segredo da nossa pele” reúne poemas sobre desejo e será lançado em fevereiro

Por Geniffer Valeriano | 08/01/2026 07:25
Sexo e liberdade marcam estreia literária da poeta Flávia Hill
Flávia com rascunho do poema "Felina!" em seu bloco de notas, onde ela escreve os seus poemas (Foto: Osmar Veiga)

Sexo, desejo e liberdade atravessam o primeiro livro da poeta Flávia Hill, que será lançado em fevereiro. Intitulado "O segredo da nossa pele", o volume reúne poemas independentes e marca a estreia da autora na literatura, com uma escrita ousada e sem pudores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A poeta Flávia Hill fará sua estreia literária em fevereiro com "O segredo da nossa pele", uma coletânea de poemas que aborda temas como sexo, desejo e liberdade. A obra, nascida de vivências pessoais, busca romper com pudores socialmente impostos. O processo criativo foi acelerado durante um período delicado, quando sua namorada adoeceu. Os poemas, inicialmente compartilhados em redes sociais, ganharam força pela identificação do público, culminando em um livro que a autora define com a palavra "tesão".

Flávia conta que escreve desde sempre, mas não sabe precisar quando a poesia passou a ocupar um espaço mais central em sua vida. Segundo a autora, o processo aconteceu de forma gradual, à medida que os textos foram ganhando forma e amadurecendo ao longo do tempo.

Sensível, ela descreve a escrita como um caminho de descoberta pessoal, que se consolidou sem planejamento, mas com identificação. “Eu não tenho muito como explicar como que isso aconteceu. Eu só sei que aconteceu”, afirma.

A escrita parte de vivências pessoais e, no primeiro livro, o foco recai sobre o sexo e a quebra dos pudores impostos socialmente. “Eu espero que as pessoas se sintam livres enquanto leem. Que, pelo menos naquele momento, não exista esse senso de pudor”, diz. Ao ser provocada a resumir a obra em uma palavra, não hesita: “Tesão”.

Antes do projeto do livro, a poetisa compartilhou parte de suas obras nas redes sociais. Embora afirme que a escrita, inicialmente, é feita para si, ela percebeu que os textos despertaram identificação em outras pessoas, o que acabou estimulando a publicação do volume.

Sexo e liberdade marcam estreia literária da poeta Flávia Hill
A autora usa o poema "Cretina!" para descrever a obra e "Felina" para se representar (Foto: Arquivo Pessoal)

O processo de criação foi rápido e atravessado por um momento delicado. A decisão de organizar os poemas surgiu quando sua namorada adoeceu. “Eu quis transformar isso em livro. Fiz um protótipo, deu certo, apresentei para uma editora e ela topou”, relata. A obra reúne poemas independentes, cada um representando um momento específico.

Para o Lado B, Flávia apontou o poema Cretina! como o verso que representa o livro. “Isso não é medicina. É fogo com gasolina. E hidroxicloroquina. O coquetel molotov da paixão. Mais emoção. Menos razão. A mais pura satisfação”, diz um trecho da poesia.

Já para se definir, a autora escolhe o poema Felina. O texto funciona como um autorretrato, reunindo afeto, erotismo e consciência de si. Apesar da exposição, Flávia reforça que a poesia também é um lugar de resistência. “O que eu escrevo resiste e persiste”, afirma.

Segundo Flávia, O segredo da nossa pele chega como um convite à leitura solitária. “É mais para ler sozinha”, brinca. A estreia do livro está prevista para as primeiras semanas de fevereiro, mas ainda não há data definida.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e X. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.