A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

10/08/2009 12:04

Águas terá que levar rede de esgoto a 70%, diz Nelsinho

Redação

Na negociação com a Prefeitura, a Águas Guariroba se comprometeu a elevar para 70%, em três anos, o percentual de ligações de esgoto em Campo Grande. A informação é do prefeito Nelson Trad Filho, que na manhã desta segunda-feira, em entrevista à imprensa durante a entrega de reformas de escolas, justificou o reajuste de 15% na tarifa de água.

Hoje, a rede de esgoto está disponível para 58% da população. O investimento para a ampliação da rede será de R$ 144 milhões. "Nós vamos estar dentro do padrão da Organização Mundial de Saúde que preconiza que cidades acima de 500 mil habitantes tenham 70% de rede de esgoto", afirmou.

A ausência de coleta e tratamento de esgoto agrava o risco de doenças como poliomelite, hepatite A, disenteria amebiana, diarréia por vírus, febre tifóide, diarréias e disenterias bacterianas, amarelão, lombriga, teníase, cisticercose, elefantíase, esquistossomose e outras doenças.

Nelsinho reafirmou que a Águas Guariroba teria direito constratual a um reajuste de 27,53%, somadas as equiparações das taxas de esgoto relativas a 2007, 2008 e 2009 com a tarifa de água, uma tarifa de reequilíbrio financeiro de 3,5% e um reajuste de 5.5%.

A partir de 15 de agosto, o consumidor pagará uma tarifa de água 15,53% maior. O valor ficará congelado pelos próximos 2 anos. Já a taxa de esgoto continua em 70% do valor pago pelo consumo da água.

Nelsinho disse que com o acordo, a Prefeitura também fica livre de uma briga judicial com a Águas Guariroba, o que, na avaliação dele, poderia ser prejudicial ao Executivo.

ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions