ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Aluno da UEMS é preso na Alemanha suspeito de estupro de 5 mulheres

Caroline Maldonado | 08/07/2014 12:20
Jornal alemão divulgou imagem das câmeras de segurança do ônibus onde a Polícia investigou o estudante (Foto: Jornal Abendzeitung)
Jornal alemão divulgou imagem das câmeras de segurança do ônibus onde a Polícia investigou o estudante (Foto: Jornal Abendzeitung)

A imprensa alemã noticiou a prisão de um estudante da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), em Dourados, que fazia intercâmbio em Munique, na Alemanha, sob alegação de estupro de cinco mulheres. O rapaz identificado pelos jornais como Rafael A., 25 anos, estudava Engenharia Física e foi para a Alemanha por meio do programa Ciência Sem Fronteiras em agosto de 2013, segundo a assessoria de imprensa da universidade.

Embora o noticiário alemão afirme que o jovem foi preso na quinta-feira (3), a universidade ainda não recebeu qualquer comunicado da Justiça ou de outros órgãos responsáveis pelo intercâmbio sobre a situação dele e, portanto, prefere não divulgar o nome completo do jovem, apenas confirmou que ele estudava na universidade e é natural de Campo Grande.

Segundo o jornal alemão Abendzeitung, a Polícia afirma que exames de DNA revelaram que o material genético de Rafael é compatível com o deixado pelo estuprador nas vítimas. De acordo com o jornal, a Polícia Alemã realizou uma investigação, em que dois policiais, à paisana, fizeram viagens em um ônibus que seguia para o centro de Munique.

Ao encontrar o estudante brasileiro, perceberam que ele tinha características semelhantes ao do suspeito dos crimes e por isso recolheram amostra de sua saliva para exame de DNA. Este e outros jornais do país apontam o estudante como “estuprador do ônibus noturno”.

Conforme a UEMS, Rafael já havia pedido prorrogação da bolsa para continuar no país. “Por hora, o que podemos afirmar é que o estudante não possui nenhum relato de desvio em sua conduta moral dentro da universidade, tampouco em relação a sua vida acadêmica”, afirma a nota da UEMS à imprensa.

A UEMS complementa que para participar do estágio no exterior, Rafael atendeu satisfatoriamente aos critérios de seleção a que são submetidos todos os alunos brasileiros que pretendem fazer o intercâmbio. A assessoria informou que está tentando, mas ainda não conseguiu contato com a Embaixada do Brasil na Alemanha e nem com a famíla de Rafael para obter mais informações sobre a situação.

O Portal Consular Itamaraty informou que não divulga informações em respeito a privacidade dos cidadãos em outros países e de suas famílias. A assessoria de imprensa do órgão garantiu que nesses casos, a família conta com assistência consular e, em alguns postos da embaixada, há assessoria jurídica ou indicação de advogados a serem consulatdos.

Nos siga no Google Notícias