A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

13/11/2010 10:56

Ambientalistas se unem para lembrar 5 anos sem Franselmo

Redação

No dia 12 de novembro de 2005, o ambientalista Francisco Anselmo Gomes de Barros, então com 65 anos, estendeu dois colchonetes em forma de cruz no Calçadão da Barão do Rio Branco, molhou-os com dois galões de gasolina e ateou fogo, em plena hora do almoço, às 12h. Ele teve queimadura em 100% do corpo e acabou morrendo no dia seguinte, por volta das 11h30.

Há quem encare o fato como ato de loucura, mas os ambientalistas que se reuniram hoje pela manhã no Calçadão da Barão, consideram a imolação de Franselmo um ato de heroísmo. Neste sábado eles prestaram homenagem ao ambientalista, após cinco anos de sua morte.

O vereador Marcelo Bluma (PV) marcou presença no ato e disse que numa quinta-feira, dois dias antes de atear fogo contra o corpo, Franselmo lhe escreveu um e-mail, considerado por ele, "de despedida". "Desde o momento em que o cidadão percebe sua pequenez diante da sociedade, frente ao sistema, ou ele se contrapõe ou acaba sofrendo em consequência de não ter tomado uma decisão. Ele preferiu lutar contra o sistema, afinal, por meio da imolação ninguém iria detê-lo".

Ao menos 15 cartas foram deixadas por Franselmo, endereçadas a familiares, a colegas ambientalistas e à imprensa.

Na mensagem à imprensa, afirmou, que "um terço dos deputados [da Assembleia Legislativa] seria a favor [do projeto das usinas], um terço contra e um terço sem saber o que é. Já que não temos voto para salvar o Pantanal, vamos dar a vida para salvá-lo".

A carta também se refere, como problemas ambientais, ao projeto de transposição do rio São Francisco, tocado "no lugar da revitalização", às queimadas na Amazônia e ao contrabando de sementes de transgênicos na fronteira sul do país.

Numa outra carta, ele disse que "Foi difícil tomar essa decisão de sã consciência. A minha vida sempre foi um sacerdócio em defesa da natureza.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions