ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Economia

IBGE: MS tem as 7 cidades com maiores áreas de florestas plantadas do Brasil

Com predomínio do eucalipto, extensão destinada à modalidade cresceu 30,3% em um ano no Estado

Por Guilherme Cavalcante | 24/09/2026 10:11
IBGE: MS tem as 7 cidades com maiores áreas de florestas plantadas do Brasil
Rota da celulose, em Mato Grossodo Sul, maior polod e floresta plantada do país (Foto: Paulo Francis)

Os 7 municípios com maiores áreas de florestas plantadas do Brasil estão em Mato Grosso do Sul. Liderado por Ribas do Rio Pardo, o Estado chegou a cerca de 1,9 milhão de hectares destinados à silvicultura em 2025, após crescimento de 30,3% em relação ao ano anterior. No País, o avanço foi de 4,8%.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul concentra os sete municípios com maiores áreas de florestas plantadas do Brasil, liderados por Ribas do Rio Pardo, com 537 mil hectares. O estado atingiu 1,9 milhão de hectares em 2025, crescimento de 30,3%, com o eucalipto representando 99,7% da área. MS também liderou a produção de madeira para papel e celulose, com 30 milhões de metros cúbicos, segundo o IBGE.

Os dados são da PEVS (Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mostra a dimensão ocupada pelo eucalipto em MS: a espécie representa 99,7% da área estadual de florestas plantadas para exploração comercial.

Ribas do Rio Pardo ocupa a primeira posição nacional, com 537 mil hectares. Na sequência aparecem Três Lagoas, com 348,1 mil, e Água Clara, com 186,7 mil. Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Inocência completam as sete primeiras colocações.

IBGE: MS tem as 7 cidades com maiores áreas de florestas plantadas do Brasil

Entre os estados, MS tem a segunda maior área de florestas plantadas do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais, que registrou 2,2 milhões de hectares. Enquanto a área sul-mato-grossense cresceu 30,3%, a mineira aumentou 0,7%.

Em Três Lagoas, a expansão foi de 15,3% na comparação com 2024. Água Clara registrou crescimento de 17,2%. Já Ribas passou de aproximadamente 381,6 mil para 537 mil hectares, um acréscimo de cerca de 155 mil hectares em um ano.

Madeira para abastecer a indústria - O avanço das áreas plantadas acompanha o destaque de MS no fornecimento de matéria-prima para papel e celulose. Em 2025, o Estado produziu 30 milhões de metros cúbicos de madeira em tora destinada a esse segmento, aumento de 20% em relação ao ano anterior e maior volume entre os estados brasileiros.

São Paulo ficou na segunda posição, com 23,7 milhões de metros cúbicos, após queda de 4,5%. No Brasil, a produção alcançou 130,3 milhões de metros cúbicos, crescimento de 6,7%.

A silvicultura sul-mato-grossense atingiu R$ 5,6 bilhões em valor da produção, o terceiro maior resultado estadual, atrás de Minas Gerais e Paraná. MS respondeu por 13,7% do valor nacional da atividade.

A pesquisa distingue as florestas plantadas para exploração comercial, como os cultivos de eucalipto, do extrativismo vegetal, que utiliza recursos da vegetação nativa. Portanto, o aumento registrado corresponde à expansão da área produtiva da silvicultura.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.