A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/11/2009 08:46

André é cercado por índios durante visita a Dourados

Redação

Em momento de conflito acirrado entre índios, fazendeiros e poder público, o governador André Puccinelli foi cercado na manhã de hoje por um grupo guarani, ao chegar para agenda em Dourados.

Na escola Guateka, os índios cobraram segurança nas aldeias, que têm registrado roubos, assassinatos e estupros com frequência.

Puccinelli ouviu os pedidos, mas disse que "a culpa" da Polícia não entrar nas reservas é da Funai.

"A Funai não libera", garantiu o governador dizendo que tem documentos comprovando que pediu autorização para reforçar a segurança nas aldeias, mas "nunca teve resposta".

A Constituição estabelece que apenas a Polícia Federal pode intervir em questões dentro de território indígena.

Os índios protestam contra o descaso do governo estadual, mas Puccinelli aproveitou novamente para tentar convencer os índios de que a origem dos problemas enfrentados pelas comunidade está na Funai.

"Vocês devem fazer uma revolução contra a Funai. Vocês estão contentes com a Funai?".

André lamentou o pedido divulgado ontem pelo MPF (Ministério Público Federal) para que a União bloqueie os recursos referente ao Pronasci, programa de Segurança Pública, porque não são cumpridas regras como combate aos conflitos étnicos e violência contra índios.

"Não e verdade que governo se nega a fazer segurança nas aldeias. O Marco Antonio (procurador do MPF) sabe que a culpa e da Funai", lembrando que o MPF em Dourados barrou a obra da MS-156 no trecho que passa na reserva.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions