ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

André é cercado por índios durante visita a Dourados

Redação | 06/11/2009 08:46

Em momento de conflito acirrado entre índios, fazendeiros e poder público, o governador André Puccinelli foi cercado na manhã de hoje por um grupo guarani, ao chegar para agenda em Dourados.

Na escola Guateka, os índios cobraram segurança nas aldeias, que têm registrado roubos, assassinatos e estupros com frequência.

Puccinelli ouviu os pedidos, mas disse que "a culpa" da Polícia não entrar nas reservas é da Funai.

"A Funai não libera", garantiu o governador dizendo que tem documentos comprovando que pediu autorização para reforçar a segurança nas aldeias, mas "nunca teve resposta".

A Constituição estabelece que apenas a Polícia Federal pode intervir em questões dentro de território indígena.

Os índios protestam contra o descaso do governo estadual, mas Puccinelli aproveitou novamente para tentar convencer os índios de que a origem dos problemas enfrentados pelas comunidade está na Funai.

"Vocês devem fazer uma revolução contra a Funai. Vocês estão contentes com a Funai?".

André lamentou o pedido divulgado ontem pelo MPF (Ministério Público Federal) para que a União bloqueie os recursos referente ao Pronasci, programa de Segurança Pública, porque não são cumpridas regras como combate aos conflitos étnicos e violência contra índios.

"Não e verdade que governo se nega a fazer segurança nas aldeias. O Marco Antonio (procurador do MPF) sabe que a culpa e da Funai", lembrando que o MPF em Dourados barrou a obra da MS-156 no trecho que passa na reserva.

Nos siga no Google Notícias