ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

ANS suspende planos de saúde de 12 operadoras, uma atua em MS

Caixa Seguradora Especializada em Saúde tem rede credenciada em Campo Grande, mas já não está vendendo novos convênios

Por Ricardo Campos Jr. | 04/06/2018 12:06

A ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) proibiu 12 operadoras de venderem planos de saúde para novos clientes a partir da próxima sexta-feira (8). Apenas uma das empresas que estão na lista atua em Mato Grosso do Sul: a Caixa Seguradora Especializada em Saúde, que tem rede credenciada em Campo Grande.

Essa companhia pertence à Caixa Econômica Federal e só trabalha com convênios corporativos, ou seja, contratados por pessoas jurídicas para atender os funcionários.

Não há informações de quantos beneficiários existem no estado, mas a ANS garante que nenhum deles será prejudicado, pois os contratos vigentes continuam valendo e devem ser totalmente honrados pela operadora.

A medida da Agência afeta os planos Saúde Vital com co-participação e o Pronto P121, que juntos beneficiam 2.987 pessoas. Contudo, o Campo Grande News entrou em contato com a central e foi informado de que nenhum dos demais convênios está sendo comercializado.

Essas penalidades foram motivadas pela quantidade de reclamações recebidas pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência reguladora, durante o primeiro trimestre deste ano.

Foram analisadas cerca de 14 mil queixas no período, a maioria (39,53%) por causa de questões gerenciais, como autorização prévia, franquia, coparticipação etc. Também houve grande número de problemas relacionados ao rol de procedimentos e coberturas (15,85%) e prazos máximos para atendimento (15,04%).

A suspensão é temporária e pode ser revertida se as operadoras comprovarem melhoria no atendimento nesses planos. Trinta e três planos de 16 operadoras, que haviam sido suspensos anteriormente, por exemplo, serão reativados a partir de sexta-feira.

Confira as empresas afetadas: Good Life Saúde (Minas Gerais), Unimed Nordeste, Assistência Médica Infantil (Natal), Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas (São Paulo), Grupo de Assistência Médica Empresarial do Ceará, Ameno Assistência Médica (São Paulo), Lotus Operadora de Planos Odontológicos, Quality Saúde Assistência Médica Ambulatorial (Brasília), Associação Santa Casa de Sorocaba e Green Life Planos Médicos Ltda.

A Associação de Assistência Médica Plena em Saúde teve três tipos de planos com venda suspensa, o Safira 207, Safira 210 e Rubi 2010. Nenhum deles é vendido em Mato Grosso do Sul. Porém, essa empresa fornece os convênios para os funcionários da Embratel e por isso tem rede credenciada em Campo Grande, Dourados e Corumbá.