A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/01/2010 10:50

Anvisa alerta sobre uso para emagrecer da sibutramina

Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fez um alerta aos profissionais de saúde, nessa terça-feira (26), sobre o uso de sibutramina. A substância, que está presente em medicamentos usados para auxiliar a perda de peso, deve passar por uma nova avaliação do órgão em fevereiro.

O órgão também deve promover debates sobre o tema. Um novo parecer técnico pode determinar medidas mais restritivas ao uso desses medicamentos. Enquanto isso, a Anvisa quer que farmacêuticos e médicos orientem a população quanto aos riscos e às reais necessidades de uso do medicamento.

O alerta foi feito após a suspensão da venda da sibutramina na Europa, a partir de recomendação da Agência Européia de Medicamentos (EMA, em inglês). Estudo feito por um comitê da agência mostrou que os efeitos colaterais do uso da substância, principalmente no desenvolvimento de doenças cardiovasculares pre-existentes, são maiores do que os benefícios prometidos pelos medicamentos.

Em nota, o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Ricardo Meirelles, ressaltou que o estudo foi feito em pacientes já portadores de doença cardiovascular ou com histórico de problemas cardíacos. Segundo ele, "em condições normais, [esses pacientes] não seriam elegíveis para a prescrição da sibutramina.

Segundo Meirelles, não há evidências de que a "prescrição criteriosa" a pacientes sem contra-indicações "ocasione aumento de eventos cardiovasculares". O médico lembrou também que os medicamentos, se necessários, devem agir como coadjuvantes de hábitos saudáveis.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions