ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Após denúncia de trabalho escravo, haitianos aceitam acordo com empresa

Aline dos Santos | 16/10/2014 08:08
Acordo foi homologado pela Justiça do Trabalho. (Foto: Divulgação/MPT)
Acordo foi homologado pela Justiça do Trabalho. (Foto: Divulgação/MPT)

A Justiça do Trabalho homologou acordo entre dez haitianos que trabalharam na duplicação da BR-163 e a empreiteira. O grupo, que atuou no trecho entre Bandeirantes e São Gabriel do Oeste, denunciou ao MPT (Ministério Público do Trabalho) condições precárias nos alojamentos, falta de pagamento dos salários e das verbas rescisórias.

Na audiência, realizada em Bandeirantes, foi definido que a empresa Aparecida Farias Cançado-ME pagará a cada um dos trabalhadores R$ 2 mil até o dia 17 de outubro.

Caso a empreiteira que contratou diretamente os trabalhadores haitianos não cumpra o que foi pactuado em audiência, a FBS - Construção Civil e Pavimentação Ltda responderá pela obrigação assumida, sob pena de multa de 100% desse valor. A empresa Aparecida Farias Cançado-ME realizou a baixa da carteira de trabalho dos empregados com a data de 29 de setembro.

O acordo foi homologado pelo juiz do trabalho Wellington Sebastião Gonçalves. A maioria dos haitianos trabalhou em obras da Copa em Mato Grosso e foi convidada a trabalhar em Mato Grosso do Sul.

Conforme a assessoria de imprensa do MPT, prossegue a investigação para averiguar se as condições de trabalho eram ou não degradantes.

Nos siga no Google Notícias