A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

09/01/2014 10:56

Após mortes, ministério suspende transplantes de rim na Santa Casa

Aline dos Santos
Hospital anunciou suspensão em dezembro. (Foto: João Garrigó/Arquivo)Hospital anunciou suspensão em dezembro. (Foto: João Garrigó/Arquivo)

A Secretaria de Atenção à Saúde, ligada ao Ministério da Saúde, suspendeu a realização de transplante renal na Santa Casa de Campo Grande. A portaria 17/2014 foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Em dezembro de 2013, a direção do hospital, o maior de Mato Grosso do Sul, havia anunciado a suspensão dos procedimentos, que resultaram em três morte no período de 15 dias.

No ano passado, foram feitos 45 transplantes de rim na Santa Casa, com sete mortes de pacientes. Conforme o hospital, em três procedimentos não foi constatado a causa. A situação é investigada pelo Ministério da Saúde. Em dezembro, a previsão do hospital era de que os transplantes de rins fossem retomados em 90 dias.

Na ocasião, o diretor-técnico Luiz Alberto Kanamura declarou ter suspeitas, mas não iria divulgar por não ter como provar. Segundo o diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco, a causa das mortes é apurada pela comissão de transplante e o ministério.

“Dentro de 15 dias será apresentado um plano de retomada, que vai apontar o que precisa ser modificado. É um plano de todo o setor de nefrologia”, afirma.



Essa é a saúde padrão Bernal, UMA VERGONHA! Muita pessoas dependem do transplante pra viver!
 
Carlos Magno em 09/01/2014 13:31:09
Um grande amigo de apenas 24 anos também venho a falecer nesse hospital. Um transplante mal sucedido e uma ética do pior exemplo! Ele mesmo contava que os médicos falavam enquanto ele estava dopado "E esse aí? Tem jeito ainda? Pra esse aqui está difícil!". Viva a saúde pública de Mato Grosso do Sul, que passa governo e mais governo e nada muda!
 
Abrãao Raeh em 09/01/2014 12:00:26
É, infelizmente minha sobrinha Rosemeire confiou no transplante da Santa Casa, não quis ir pra São Paulo. Depois de muito sofrimento não resistiu. Ela faz parte desta triste estatística de 2013.
 
Terezinha Pompeo em 09/01/2014 11:29:56
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions