A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

07/11/2013 15:18

Após quase uma década, prefeitura inicia obra para acabar com erosão

Zana Zaidan
Primeiro trecho a ser reconstruído foi concluído ontem; hoje, máquinas trabalham pouco depois da ponte (Foto: Marcos Ermínio)Primeiro trecho a ser reconstruído foi concluído ontem; hoje, máquinas trabalham pouco depois da ponte (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de quase dez anos, a prefeitura de Campo Grande tirou do papel e iniciou uma obra emergencial para acabar com a erosão no Rio Anhnadui, na Avenida Ernesto Geisel, no Bairro Guanandi. Parte do trabalho, realizado de forma emergencial nos pontos mais críticos, foi concluído ontem (6), depois de três dias.

O primeiro trecho cuja margem foi reconstruída fica pouco à frente do Shopping Norte Sul, no sentido centro-bairro da via. Hoje, o trabalho já está sendo feito perto da ponte na Avenida Manoel da Costa Lima, por isso, das três faixas da avenida, apenas uma está liberada.

Uma equipe de 18 homens reconstrói a margem do rio, com a instalação de gaiolas de arame forradas de pedra para segurar eventual desabamento. Apesar das placas de sinalização, os motoristas passam em alta velocidade. Segundo os trabalhadores, a toda hora um acidente “quase” acontece, e os carros só respeitam a regra de trânsito de diminuir a velocidade quando a Agetran vai até o local, duas vezes por dia, nos horários de pico – 12h e 17h.

O mestre de obras não soube precisar em quanto tempo este trecho será concluído, já que o trabalho pode ser interrompido por causa da chuva. As próximas etapas serão nas proximidades do ginásio Guanandizão e a laticínio.

Francisco mora bem em frente ao trecho que já foi concluído, e acredita que obra foi bem feita (Foto: Marcos Ermínio)Francisco mora bem em frente ao trecho que já foi concluído, e acredita que obra foi bem feita (Foto: Marcos Ermínio)
Clara cobra que prefeitura faça uma obra bem planejada, para que dinheiro não seja desperdiçado (Foto: Marcos Ermínio)Clara cobra que prefeitura faça uma obra bem planejada, para que dinheiro não seja desperdiçado (Foto: Marcos Ermínio)

Com uma casa bem em frente ao trecho que já foi reconstruído, Francisco Rodrigues, 38 anos, acredita que o trabalho foi feito de forma rápida e, aparentemente, foi bem feito. “Estava muito perigoso para o motorista, esse asfalto podia desabar a qualquer momento. A obra em si não demorou, demoraram é para começar a fazer”, opina Rodrigues, que mora há 12 anos no local. “Para ficar “excelente” falta apenas concluir o assoreamento do rio”, acrescenta.

Mais à frente, no Atacado Maxxi, a comerciante Clara Dias de Oliveira, 51, tem uma visão pouco menos otimista sobre a obra, mas torce para que o resultado seja positivo. “Acho que, mais uma vez, estamos vendo nosso dinheiro ir para o esgoto. Na primeira chuva que der, vai tudo abaixo”, acredita. Para ela, é preciso haver planejamento para o serviço dar certo. “Que o serviço seja bem feito, sem deixar pontas soltas. Estas máquinas não podem estar aqui em vão, para depois ter que fazer tudo de novo”, acrescenta.

Obras definitivas - Prevista para começar este ano, a obra de recuperação e revitalização da avenida, no valor de R$ 47,4 milhões, ficou para abril de 2014. Isso porque, as três empresas, que participaram da licitação desistiram do contrato com a prefeitura.

Inicialmente, a previsão era gastar R$ 40,8 milhões, mas, segundo Semy, foi necessário alterar a concepção do projeto. “Trocamos a parede de concreto pelo gabião, que além de mais barato, possibilita o apoio no próprio solo”, explicou. Indagado, então, sobre o encarecimento de 16% da obra, o secretário disse que os preços anteriores eram referentes a 2011.

A expectativa, ainda de acordo com ele, é obter da Caixa Econômica Federal a aprovação do projeto executivo até 15 de novembro. “Aí abriremos a licitação para iniciar as obras até abril do próximo ano”, calculou.

O trecho em obras foi sinalizado, mas, sem Agetran, trabalhadores se viram como podem para conter carros em alta velocidade (Foto: Marcos Ermínio)O trecho em obras foi sinalizado, mas, sem Agetran, trabalhadores se viram como podem para conter carros em alta velocidade (Foto: Marcos Ermínio)


quem era o prefeito a uma década atrás, e que não fez o serviço que está sendo feito
agora ?
 
FRANCISCO CARLOS ANONI em 08/11/2013 10:23:00
Engraçado o pessoal que querem tirar o Bernal são os mesmos que estavam sendo caçados a poucos dias...
Ai eu te pergunto que moral tem essas pessoas para caçarem o Bernal????
Vocês deveriam tomar vergonha na cara e irem trabalhar pelo povo que os elegeram
por que cada sessão, vocês sabem que eles gastam uma grana violenta!!!
Não votei no Bernal, mas vejo que a politica é suja, ou você faz parte do bando ou ta fora...
Espero que essa obra que esta sendo realizada tenha êxito, porque senão lá vai mais
uma fortuna levada pela chuva...
 
Carlos Espindola em 08/11/2013 10:19:11
Parabéns Alcides Bernal, está fazendo coisas que ninguém nunca fez, ex Lago do rádio clube, duplicação da AV. Rita Vieira entre outras.
 
Walter Luiz em 08/11/2013 09:59:32
PARABÉNS PREFEITO ALCIDES BERNAL E PARABÉNS SECRETARIO DE OBRAS SEMY FERRAS, ATÉ QUE EM FIM ESTÃO RESOLVENDO ESTAS HERANÇAS DEIXADA PELOS EX-prefeitos, QUE SÓ GASTARAM O DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS. AGORA TENHO CERTEZA QUE TEM MUITA GENTE TORCENDO PARA QUE NA PRIMEIRA CHUVA TUDO DESMORONE, MAS SEI QUE O SERVIÇO É DE QUALIDADE E VAI DURAR MUITOS ANOS. vereadores PRESENTÃO COM O PREFEITO E TRABALHEM PARA O POVO.
 
Ramão Rodrigues em 08/11/2013 09:28:43
Voltando ao assunto da erosão da Ernesto Geisel, se a prefeitura depender da Agetran para organizar o transito nas obras elas não serão concluídas, considerando que os agentes públicos só ficam anotando placas nos cruzamentos das ruas e avenidas, com a palavras os senhores (as) da Agetran.
 
Adailton Alves de Almeida em 08/11/2013 08:43:47
Parabéns para a equipe toda do prefeito eleito, depois de vários administradores que começarem esta obra não terminaram. Fui crítico ferrenho, cobrando providência neste portal de noticias , estou vendo uma luz no fundo do túnel, a imprensa toda que criticavam agora não tem jeito, tem que elogiar, parabéns por ter usado o dinheiro publico como deve ser usado.
 
Adailton Alves de Almeida em 08/11/2013 08:31:19
Parabéns ao prefeito e sua equipe que finalmente tomaram iniciativa de arrumar a avenida Ernesto Geisel.Só esperamos que desta vez seja feito um serviço de qualidade,que não vá embora com a primeira chuva e o problema fique ainda maior com maiores crateras tanto no asfalto quanto no orçamento desta obra.
 
Odair Fidalgo em 08/11/2013 08:11:57
E isso ai Bernal, as suas obras são essas ai, limpando bueiros e tentando arrumar barrancos de corregos kkkkk
 
eraldo a bento em 08/11/2013 07:18:55
dona clara, a senhora pelo jeito quer continuar nesse buraco ai, a prefeitura esta fazendo uma melhora na região e vc fica gorando, voce paga pelos os seus impostos ????
 
eraldo a bento em 08/11/2013 07:15:30
Parabens a administração de Bernal, enquanto uns que vivem bem e só sabem reclamar da vida o atual prefeito esta fazendo muita gente engolir sapo. Ele esta dando uma lição de moral nos trabalhos montados que o ex prefeito Nelsinho pegou do antigo prefeito André. Agora o Bernal esta mesmo de parabéns pela iniciativa. Vamos torcer para que de certo em vez de fica so criticando a demora. E o povo no transito de Campo Grande e a falta de respeito entre moradores. E muitos ainda cobra a falta de trabalho de politicos. Acho que tudo começa na gente. Vamos la Bernal continua fazendo sua parte.
 
MOISES GUSTAVO DOS SANTOS ROCHA em 08/11/2013 01:00:33
Amigos, não é falar mal dos outros. Mas o ex prefeito permitiu varias vezes obras caríssimas, nestes córregos mesmo tendo outras opções como esta agora, e pior em tempo de chuva!!! Lembram??? A chuva vinha e levava embora toneladas de concreto, nossos impostos. Agora ao menos a equipe do Bernal aparenta esta agindo como qualquer chefe de família faz! Buscando fazer bem feito e sem desperdício ou desvio. Cabe a população um voto de fé e acompanhar as obras. Quem ta merecendo uns puxões de orelha são os vereadores.
 
Luis Castro em 08/11/2013 00:31:53
uma pena que nosso prefeito não pode fazer novas obras. porque tem que ficar remendando obras mal feitas em gestão passadas
 
andre martelis em 08/11/2013 00:20:40
Parabéns Bernal. Resolvido em poucos dias o que não fizeram em aproximadamente 8 anos.
A pergunta que não pode calar é: Onde foi parar a grana da liberação da obra mal feita e parada por tanto tempo?
 
Wilson Pina em 07/11/2013 23:54:45
Parabéns Prefeito Alcies Bernal, parabéns Doutor Semi Ferraz...a luta continua...
 
ILSON GONCALVES FERREIRA em 07/11/2013 22:52:16
Precisou trocar o prefeito pra fazer esse reparo em, pacabá mesmo, e esses vereadores caçando confusão vão trabalhar seus parasitas!
 
Junior Ferreira em 07/11/2013 22:27:56
essa mesma obra já foi feita varias outras vezes,e que a primeira chuva forte que vier vai levar o barranco e nosso dinheiro como das outras vezes,o que teria que ser feito e uma obra definitiva como foi feito na Fernando correá ai eu tiro o chapéu e aplaudo esse senhor de pé,dinheiro se tem e se não tiver corre atras.
 
valdir zatti em 07/11/2013 20:28:55
Antes tarde do que nunca , mas parece que em anos pretéritos estavam todos dormindo , ninguém cobrava nada ,desta forma existe em Campo Grande um conjunto enorme de problemas que aos poucos serão detonados , enfim obras realizadas em administração anteriores sem o devido planejamento urbano , fazer asfalto com verba federal foi realmente fácil , mas e os problemas da infra-estrutura mal planejada ? o aumento do volume das águas pluviais ? e o aumento da área urbana sem planejamento adequado ? será que o Prosa e o Segredo irão aguentar o aumento do volume de água em um futuro próximo ? Aguardemos !
 
Paulo Roberto em 07/11/2013 19:26:33
Só iniciaram as obras porque a temperatura esta baixa e chuvosa, só pra falar que gastaram milhões de reais e a chuva levou tudo sempre é assim. Vamos ver se isso vai acontecer mesmo como diz o Bernal. Só acredito vendo.
 
Ana Paula Araujo em 07/11/2013 19:15:50
Só iniciaram as obras porque a temperatura esta baixa e chuvosa, só pra falar que gastaram milhões de reais e a chuva levou tudo sempre é assim.Vamos ver se isso vai acontecer mesmo como diz o Bernal. Só acredito vendo.
 
Ana Paula em 07/11/2013 19:14:07
É ISSO AI BERNAL O UNICO QUE TEVE CORAGEM DE FAZER ESSA OBRA ,CAMPO GRANDE É UM CANTEIRO DE OBRAS! A SALGADO FILHO QUE ERA OUTRA VERGONHA ESTÁ SENDO RECAPEADA,AS BANDEIRAS ESTÁ UMA MARAVILHA,O IMPCG ESTÁ QUASE PRONTO AS OBRAS ATRÁS DA CENTERAL DO CIDADÃO ESTÁ DE VENTO EM POPA A CIDADE DO NATAL ESTÁ SENDO REPAGINADA! PARABENS BERNAL! HA E O MAIS IMPORTANTE A PASSAGEM DE ONIBUS QUE ABAIXOU APOS 30 ANOS!
 
clodoaldo.lemes de souza em 07/11/2013 17:55:04
Depois de dez anos e dois mandatos, conseguimos que o reparo fosse feito. Por sinal, a obra foi bem feita e em curto espaço de tempo.
 
Valter Oliveira em 07/11/2013 17:43:24
PARABÉNS AOS RESPONSÁVEIS PELA INICIATIVA, PARABÉNS PREFEITO ALCIDES BERNAL A POPULAÇÃO QUE UTILIZA A VIA OS AGRADECEM!
 
Douglas Cavalcante em 07/11/2013 17:33:36
E não se esqueçam de um pequeno detalhe, hoje o prefeito dispõe de apenas 5% de verba suplementar e tem uma câmara de vereadores inteira contra ele, e mesmo assim segue realizando benfeitorias.
 
José Nogueira Neto em 07/11/2013 17:23:59
A-l-e-l-u-i-a
 
Frederico Lopes em 07/11/2013 16:54:57
o Correto é dizer reinicia, esperamos que desta vez seja concluida...
 
Cleiton Carvalho em 07/11/2013 16:35:59
Gostaria de saber porque este tipo de obra tem inicio na temporada de chuva?
Corrijam se estou errado mas uma chuva forte como as que acontecem as vezes em nossa capital faria com que todo trabalho fosse literalmente por água abaixo?
 
Cesar Catunda em 07/11/2013 16:21:54
É, após uma DÉCADA... que coisa não?
 
Mey Moura em 07/11/2013 16:19:14
Até que enfim. Depois de tantos acidentes alguém resolveu fazer alguma coisa. Parabéns prefeito.
 
Marcos Nasoli em 07/11/2013 16:12:18
PARABÉNS A INICIATIVA DA PREFEITURA E DEMAIS ÓRGÃOS RESPONSAVEIS. BELO TRABALHO!
 
Lucas Souza em 07/11/2013 15:50:58
E agora, depois de 10 anos, ou seja, dois prefeitos atrás. Ninguém vai falar nada contra o prefeito atual?
 
José da Silva em 07/11/2013 15:47:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions