ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Aquidauana lidera entre as cidades com maior número de videoconferências

A modalidade tem evitado, por exemplo, a prescrição de ações penais nos tribunais do Estado

Adriano Fernandes | 10/07/2017 14:45
Gráfico com as dez cidades que mais realizaram audiências eletrônicas em Mato Grosso do Sul. (Fonte: Tribunal de Justiça de MS)
Gráfico com as dez cidades que mais realizaram audiências eletrônicas em Mato Grosso do Sul. (Fonte: Tribunal de Justiça de MS)

O município de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande é a cidade com maior número de audiências realizadas por meio de videoconferência, no Estado, este ano. Foram realizados 146 procedimentos do tipo no município com outras comarcas e com mais 71 presídios distribuídos no Estado.

A tecnologia que e esta presente em todos os fóruns de Mato Grosso do Sul, além de permitir maior agilidade aos processos, ajuda a evitar a prescrição de ações penais, por exemplo. 

Atualmente, existe a conexão entre as comarcas e mais 15 unidades prisionais pelo Estado, segundo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). “Este serviço diminuiu muito, por exemplo, o tempo para se ouvir uma testemunha. Antes mandávamos uma carta precatória e, em algumas ocasiões, corria o risco de prescrever o crime”, comentou o juiz Giuliano Máximo Martins, da Vara Criminal da comarca de Aquidauana.

Giuliano ainda ressalta que a audiência por meio eletrônico é uma inovação que não só facilita o andamento dos processos como também tem agradado advogados e réus.

“Na realidade, as pessoas gostam de falar com o juiz da sua ação, mesmo que não seja pessoalmente, mas quando alguém se nega a fazer a videoconferência, podemos utilizar o método tradicional”, explica.

Entre os dez municípios do Estado com maior número de videoconferência no Estado ainda estão, por exemplo, Navirái (95 procedimentos realizados) e Corumbá (84 procedimentos).

A videoconferência é utilizada em caso cíveis e criminais, e inclusive em casos que vão a júri popular. A tecnologia também pode ser utilizada entre Tribunais de outros estados e até com outros países. 

Os agendamentos de recursos (salas) de videoconferência são realizados unicamente via sistema, disponível em https://www.tjms.jus.br/videoconferencia/.

Nos siga no Google Notícias