A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Outubro de 2017

07/07/2009 09:31

Autorizadas vistorias em área remanescente de quilombo

Redação

A Justiça Federal autorizou o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a vistoriar imóveis rurais na região conhecida como Picadinha, em Dourados, que já foram certificadas como remanescentes de quilombos.

A vistoria é uma das etapas do processo de demarcação e titulação das terras reivindicadas pelos descendentes de Desidério Felipe de Oliveira, que se estabeleceu na região em 1937.

A Justiça fixou multa diária de mil reais para os proprietários que opuserem resistência à entrada dos técnicos do Incra nas áreas, sem prejuízo da responsabilização penal, por descumprimento de ordem judicial.

O Incra já havia tentado iniciar os trabalhos em maio, ocasião em que os técnicos foram impedidos pelos proprietários de entrar nas áreas.

Na decisão, o juiz federal Massimo Palazzolo enfatiza que "os proprietários (...) opuseram óbice injustificado a um exercício de poder de polícia exercido pelo requerente".

Ele citou o decreto 4.887/03, que autoriza o Incra a ingressar nos imóveis objeto de estudos para eventual desapropriação, mediante comunicação prévia. A Polícia Federal dará suporte aos técnicos do Incra.

O MPF (Ministério Público Federal) é o defensor legal das minorias étnicas, entre elas os quilombolas. No processo em questão, o MPF oficiou diversas vezes ao Incra, sugerindo a proposição de ação judicial para resolver o impasse.

Câmara analisa mudanças em lei de planos de saúde para beneficiar idosos
A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que pretende alterar a legislação atual que regula o funcionamento dos planos de saúde no país. Entr...
Percepção de pouco risco de doenças faz jovens não se protegerem durante o sexo
A ampla divulgação de que a aids é uma doença que tem tratamento eficaz dá às pessoas, principalmente aos jovens, a falsa sensação de proteção e faz ...
ANS quer limitar valor pago por usuários em planos de saúde com coparticipação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer limitar o valor que os planos de saúde podem cobrar pela coparticipação, quando o usuário paga uma...
Golpista se passava por proprietário de locadora para enganar vítimas
Um funcionário e ao menos quatro pessoas que comprariam ou alugariam um carro foram vítimas de um falso dono de uma locadora de carros em Campo Grand...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions