ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Balanço aponta redução no número de homicídios no bimestre em MS

Fabiano Arruda | 20/03/2012 10:16
Secretário destaca adoção dos métodos de análise criminal e inteligência artificial na atuação policial. (Foto: Divulgação)
Secretário destaca adoção dos métodos de análise criminal e inteligência artificial na atuação policial. (Foto: Divulgação)

O número de homicídios dolosos caiu 16,6% nos dois primeiros meses de 2012 comparado do primeiro bimestre de 2011. Em Campo Grande a queda é de 14,% e no interior 17,3%. Os dados fazem parte de balanço divulgado pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) divulgados nesta terça-feira.

“Desde o ano passado estamos trabalhando com a análise criminal e a inteligência artificial. Pegamos os 11 principais tipos de delitos e estabelecemos uma cultura de trabalho em cima dos dados registrados no nosso sistema e do georreferenciamento”, explicou o titular da pasta, Wantuir Jacini.

A alimentação do sistema informatizado, feito pelas policias militar e civil, utilizada como base no planejamento e execução do trabalho policial, é considerada fundamental pela Sejusp no registro de números positivos.

Entre os municípios que tiveram melhores resultados na redução criminal estão Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Jardim e Nova Andradina, aponta Jacini, destacando também o apoio de 15 delegacias especializadas a diversas ocorrências no Estado, como a participação da unidade de Homicídios de Campo Grande na investigação do assassinato do jornalista Paulo Rocaro em Ponta Porã.

Ainda segundo informações da Sejusp, o número de elucidações de homicídios atingiu 53,8% dos 80 casos registrados no primeiro bimestre, enquanto a média nacional é de 30%.

O número de prisões soma 2.270 nos dois primeiros meses do ano contra 2.197 no mesmo período do ano passado. A quantidade de veículos recuperados atinge 60,6% em todo Estado. Outro dado da secretaria aponta que 188 armas foram apreendidas.

A quantidade de droga apreendida chega a 5,6 toneladas, 1,5 tonelada a mais comparada ao primeiro bimestre de 2011, aponta o balanço.

Nos siga no Google Notícias