ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Blitz educativa contra fumo passa por bares da Capital

Redação | 21/08/2010 16:57

A Sesau (Secretária Municipal de Saúde) mobilizou um time para visitar bares e boates da Capital e conscientizar os donos e funcionários a respeito da nova lei que proíbe fumo em locais fechados.

Na sexta-feira e sábado, a equipe, formada por acadêmicos de Medicina da Uniderp, saem as ruas para entregar panfletos e fazer o teste no monoxímetro, aparelho que mede a quantidade de monóxido de carbono no organismo da pessoa.

A partir de 1º de setembro está proibido fumar em bares, boates e qualquer outro lugar público de Campo Grande.

A lei, que foi regulamentada no fim do ano passado, ainda permitia que os fumantes usassem a área reservada, o "fumodrómo". A partir do mês que vem, nem isso ser[á permitido.

A gerente técnica do Programa de Tabagismo da Sesau, Maria Leonete Simioli, explica que o fumo só será permitido em vias públicas e dentro da residência do fumante, proibido em ambientes coletivos.

"O número do gasto da saúde pública com doenças relacionadas ao tabagismo é maior do que o arrecadado com o imposto das empresas de cigarro. Um fumante passivo absorve 50 vezes mais a fumaça do que o fumante ativo".

A criação da lei se deve ao fato de 40 mil pessoas morrerem por ano em decorrência do fumo passivo, no país.

Calçada - O sócio-proprietário do bar Bodega, Antonio Meneghini, lembra que a aplicação da lei traz muita confusão, já que alguns fumantes, principalmente após beber acima da conta, resolvem acender o cigarro de qualquer maneira.

"Esses dias uma moça acendeu no lado de dentro do bar e perguntou o que eu poderia fazer.

Nos siga no Google Notícias